sábado, abril 22, 2006

Convergência das 3 Telas

Convergência das 3 Telas

O que está por trás da discussão sobre a tecnologia a ser usada na TV Digital no Brasil, é o domínio da convergência das 3 Telas. Ou seja, em pouco tempo teremos TV, Computador e Celular (as “3 Telas”) convergindo para um único canal de distribuição de conteúdo. E isso vai impactar tanto as emissoras de televisão quanto as empresas de telefonia móvel. Caso padrão japonês seja o escolhido, não haverá alteração no modelo atual e as emissoras de TV poderão transmitir para celulares de forma direta sem a necessidade de o sinal passar pelas operadoras de telefonia celular. No caso da escolha recair sobre o modelo europeu, as operadoras de telefonia móvel vão poder usar os canais de UHF e VHF para transmitir conteúdo e assim, concorrerem com as emissoras de TV. É briga de cachorro grande.

MPF e o Orkut

O MPF-SP, Ministério Público Federal em São Paulo, entrou com uma ação junto à Justiça Federal solicitando a quebra de sigilo de criadores e usuários de várias comunidades virtuais do Orkut. O objetivo dos promotores é levar a justiça àqueles que usam a Internet para práticas criminosas, principalmente crimes ligados a pedofilia e racismo. O uso da Internet também tem crescido com relação ao planejamento de assaltos a bancos e seqüestros. Já se faz necessária uma revisão de nossa legislação para punir, com mais rapidez e eficácia, esse tipo de crime.

Ranking de TI

O assunto que tem dominado os últimos dias no setor de TI (Tecnologia da Informação) é a queda do Brasil no ranking que mede a capacidade dos países em usar a tecnologia da informação para incentivar a competitividade. Segundo pesquisa do Fórum Econômico Mundial, organização que organiza o encontro de Davos, o Brasil caiu seis posições e ficou em 52º lugar entre 115 países pesquisados. O interessante é que o motivo para a queda de posição, é o chamado “ambiente de mercado”. Ou seja, burocracia, impostos muito altos e estrutura de regulamentação. Todos esses itens prejudicam a capacidade de competir do país. Mas nem tudo é noticia ruim. Podemos comemorar o item "adoção da tecnologia pela população", onde ganhamos cinco posições (passamos de 43º para 38º).

Teste da Nota Fiscal Eletrônica

No último dia 3 de abril teve inicio em São Paulo, o projeto piloto da chamada nota fiscal eletrônica. Inicialmente, 6 grandes empresas do estado farão testes em toda a cadeia de emissão das notas fiscais, inclusive com emissão de notas interestaduais. Os testes devem durar 6 meses.