sábado, abril 22, 2006

Trabalho, Tecnologia e Globalização

Trabalho, Tecnologia e Globalização

Um dos reflexos da globalização da economia, ainda pouco pesquisado e comentado, é o relacionado com a força de trabalho de mais alto valor agregado, a dos engenheiros, pesquisadores e cientistas. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostra que a “exportação” do trabalho dessa classe já é uma realidade e pode, eventualmente, prejudicar a competitividade da indústria americana em poucos anos. A criação, por parte das empresas multinacionais, de centros de P&D (pesquisa e desenvolvimento) em países como o Brasil, China e Índia acarretará uma perda na liderança da inovação e do desenvolvimento de novos produtos e soluções, principalmente no setor de informática.

Videogames e Violência

Um estudo publicado na revista inglesa “Journal of Experimental Social Psycology” alerta que videogames violentos, podem ativar um mecanismo do cérebro que faz com que a pessoa se comporte de forma agressiva. Segundo a publicação, jogos mostrando assassinatos brutais e o uso exagerado de armas, fazem com que os jogadores, com o tempo, se tornem insensíveis à violência.

A ONU e a Internet

A ONU, Organização das Nações Unidas criou um organismo denominado de IGF (Internet Government Fórum), para procurar assumir uma maior influência sobre as políticas dos países, no que se refere à Internet. A criação do IGF é uma resposta às solicitações de diversos países que pretendem ver a gestão da Internet, em nível internacional, de forma mais democrática que a atual. Por exemplo, hoje a ICANN, sob a tutela do Departamento do Comércio dos Estados Unidos, é quem controla algumas das tarefas de gestão da Internet em nível mundial. Música na Internet O crescimento das vendas de música via Internet vai crescer muito nos próximos cinco anos. É o que garante uma pesquisa feita pela empresa Forrester. O volume de vendas deve ser de tal ordem que vai representar um terço do mercado mundial em 2-3 anos. Parece que é o inicio do fim das formas tradicionais de comercialização através de CDs e DVDs.

40 Milhões

Esse é o número de computadores que deverão estar em funcionamento, até o final de 2006, no Brasil, segundo a 17ª pesquisa anual sobre o mercado brasileiro de informática desenvolvida pela FGV (Fundação Getulio Vargas). O estudo prevê ainda um crescimento de 15% no mercado de PCs (computadores pessoais) no país em 2006.