quarta-feira, maio 30, 2007

Proimpe

PROIMPE

O PROIMPE - Programa de Informatização das Micro e Pequenas Empresas teve inicio na semana passada, com a assinatura de um convênio entre várias entidades e o SEBRAE Nacional. O programa é uma parceria entre Sebrae Nacional, Banco do Brasil, Softex e Fenainfo e visa à informatização de quase dois milhões de micro e pequenas empresas. As empresas de TI (Tecnologia da Informação) terão linhas de financiamento para clientes adquirirem produtos e serviços de TI; qualificação da gestão e dos processos das empresas de TI; qualificação dos clientes; e a criação de um catálogo nacional de software, via Internet, que será divulgado em todos os balcões Sebrae e nas agências do Banco do Brasil. É uma boa iniciativa.

Ruídos dos Músculos


Cientistas da Universidade de San Diego, na Califórnia, Estados Unidos, descobriram que uma técnica utilizada para ouvir sons nos oceanos, também pode ser utilizada para o monitoramento de doenças neuro-musculares, como a distrofia muscular por exemplo, sem que os pacientes se submetam a doses maciças de radiação. Hoje os exames para detecção de doenças musculares são feitos utilizando-se raios-X e imageamento por ressonância magnética que acarretam aplicação de radiação, em alguns casos excessiva. Nossos músculos fazem barulho sempre que se contraem e partindo dessa constatação, os pesquisadores concluíram que esses sons, podem ser ouvidos com microfones de precisão “colados” na pele, como um eletrocardiograma, e os resultados apresentados na tela de um computador. As mudanças na rigidez muscular dão uma medida precisa das alterações causadas pela progressão das doenças neuro-musculares ou por acidentes. Denominada de elastografia passiva, é um método não-invasivo e de baixo custo.

Ultrasom em 3D

Cientistas da Universidade Duke, Estados Unidos, pertencentes ao GTV - Grupo de Tecnologia de Visualização, desenvolveram um software que gera imagens estereoscópicas, que podem ser visualizadas como imagens 3D (tridimensionais) utilizando-se óculos especiais como aqueles que são usados nos cinemas em filmes 3D. As imagens são geradas a partir dos dados dos equipamentos de ultrasom hoje em uso, sem necessidade de mudança nos equipamentos. O novo programa de computador que permite a visualização fetal 3-D, não servirá apenas para ver o bebê com mais nitidez. Ele será útil também, para a detecção precoce de alguns defeitos de nascimento, principalmente na cabeça do feto e vai possibilitar uma melhor visão, para os médicos, em cirurgias intra-fetais e coleta de biópsias para detecção de tumores em adultos. É um avanço enorme que a informática propicia ao meio médico.

Médicos Moleculares

Mais avanços na medicina através da informática. Pesquisadores das Universidades de Princeton e Harvard, dos Estados Unidos, estão trabalhando na construção de computadores biológicos, que nada mais são que minúsculos computadores implantáveis utilizados para monitorar as atividades e o comportamento das células humanas. Esses "médicos moleculares", construídos inteiramente de DNA, RNA e proteínas, serão capazes de modificar totalmente a forma como as doenças são tratadas hoje. Essa nova tecnologia, que deve estar no mercado em 10 anos, vai permitir, por exemplo, atacar com radiação apenas as células cancerosas sem danificar as células sadias.