quarta-feira, julho 11, 2007

Portabilidade Numérica

Portabilidade Numérica

Os departamentos técnicos de todas as operadoras de telefonia fixa e móvel (celulares) estão trabalhando para modificar seus sistemas de informática para cumprir as regras da portabilidade numérica (de agora em diante os usuários dos sistemas de telefonia vão poder manter seus números, mesmo trocando de operadora). A ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) deu prazo até maio de 2008 para as empresas disponibilizarem o serviço para os clientes. Até lá uma quantidade enorme de softwares (programas de computador) vão ter que ser modificados, desde os sistemas de cobrança até os sistemas de atendimento ao cliente.

Cheques Digitais

O Portal BITES (www.bites.com.br) divulgou noticia que os bancos Bradesco e Itaú estão preparando o lançamento de um novo serviço para seus clientes. Trata-se de cópias digitais de cheques emitidos. Visando aumentar a segurança, os dois bancos vão disponibilizar um sistema que permitirá aos usuários de Internet Banking, visualizar os cheques que foram passados, simplesmente “clicando” nos números dos cheques constantes do extrato da conta. Automaticamente uma cópia digital do mesmo será mostrada na tela do computador, podendo assim o cliente verificar se o cheque foi realmente emitido por ele. Como o serviço será cobrado, vai tornar-se uma nova fonte de renda para os bancos. E haja taxa.

1000%

Esse é o crescimento do número de vírus para telefones celulares nos últimos três anos, conforme pesquisa realizada pela empresa especializada em segurança para Internet, F-Secure. Segundo o estudo, o número de vírus para aparelhos móveis, que inclui celulares e computadores de bolso (Palms) passou de 27 em 2004 para 362 em 2007! Nesse mês de junho, também, está fazendo três anos que o primeiro vírus de celular, o Cabir, foi descoberto. De lá para cá o número só faz crescer. Por isso é importante tomar cuidado com o que é “baixado” para seu celular. A surpresa pode ser desagradável.

"Best IP/SOC 2006 Design Award"

Esse é o nome do prêmio que uma equipe de pesquisadores brasileiros ganharam nos Estados Unidos. A equipe formada por Ana Karina Rocha, Patricia Lira, Yang Yun Ju, Elmar Melcher e Edna Barros, das Universidades, Federal de Campina Grande-PB, Federal de Pernambuco e de Campinas-SP, teve o apoio do MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia. A premiação anual tem duas categorias, a universitária (vencida pelos brasileiros) e a corporativa (empresas) vencida pela “NEC” do Japão. Com o prêmio o Brasil ingressa no “Clube Mundial do Silicon IP”. Ponto para a tecnologia brasileira!