quinta-feira, julho 27, 2006

Abordagem Interessante

Abordagem Interessante

O engenheiro Ben Liblit, da Universidade de Wisconsin-Madison, Estados Unidos, afirma que é impossível prever todos os erros possíveis em um determinado programa de computador (software). A principal razão é que o software se relaciona com uma enormidade de elementos distintos, como o computador (hardware) onde está instalado, outros softwares, redes de computadores e pessoas (usuários)! Isso torna o comportamento dos programas dinâmico demais, aumentando o risco e a previsão antecipada de erros. Para o engenheiro, é melhor estudar um software como se fosse um “ser vivo” através da coleta de dados sobre seu comportamento e ”analisar” seus “erros” através de modelos estatísticos. Pelo andar do aumento contínuo da complexidade dos programas de computador, o próximo passo será levar o “software” para consultar uma psicóloga, de preferência uma que entenda também de tecnologia.

TI e as Mulheres

A Fundação Americana de Ciência (NSF, na sigla em inglês) afirmou após uma pesquisa, que os Estados Unidos precisam atrair mulheres para trabalhar no setor de TI (Tecnologia da Informação) e bem rápido. Segundo o estudo, até 2012, ou seja, em seis anos, a maior economia do planeta deve criar 1,5 milhões de novos empregos no setor de informática e não conseguirá preenchê-los enquanto a profissão estiver associada ao “micreiro” de classe média, branco, anti-social e machista! Ou seja, republicano. Com base nos resultados da pesquisa, a NSF vai destinar US$ 2 milhões para as universidades recrutarem mais mulheres e vai investir recursos para realizar uma campanha publicitária visando desfazer o mito de que mulheres não dão bons profissionais de TI. O que realmente não é verdade.

Baratas Robôs

Uma barata robô do tamanho aproximado de um polegar, equipada com dois motores, rodas, uma bateria recarregável, uma câmera sensível á luz, sensores de proximidade, vários processadores de dados e controlado por um software especialista, é a mais nova arma para combater as baratas reais. A “nova barata tecnológica” foi criada por uma equipe de cientistas europeus para controlar o comportamento de uma colônia de baratas. Através do software instalado na barata robô, ela consegue responder aos sinais e respostas dos insetos reais em sua volta. O robô é previamente pulverizado com feromônios de barata e parece autêntico para as baratas reais. Nos testes realizados, o robô conseguiu induzir uma colônia a segui-lo e a se reunir debaixo de uma lâmpada acesa, facilitando então o extermínio da praga.

12º. No Mundo em 2005

Dados divulgados pela ABES - Associação Brasileira das Empresas de Software colocam o Brasil na 12ª. posição no mundo com relação à produção de software e serviços associados. Segundo a entidade, o setor de software e serviços correlatos movimentou em 2005, no Brasil, U$$ 7,41 bilhões, divididos em software com U$$ 2,72 bilhões e serviços (consultoria, treinamento, customização, etc.) com U$$ 4,69 bilhões.