quinta-feira, junho 08, 2006

Cobranças Indevidas

Cobranças Indevidas

Mais um golpe, via Internet, vêm causando prejuízos às empresas brasileiras. A fraude do momento ataca detentores de nomes de domínio na Internet. As empresas vêm recebendo cobrança, via boletos bancários, que não foram emitidos pelo NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br), única entidade autorizada a efetuar esse tipo de serviço. No site www.registro.br pode-se tirar qualquer dúvida sobre o assunto.

Áudio-Livro

De acordo com o jornal inglês The Independent, já está disponível o primeiro romance que existe apenas em versão oral na Internet. De autoria de Brian Luff e com o título “Sex on Legs”, o áudio-livro de 75.000 palavras, segundo o autor, é uma “comédia de ficção científica com suspense”. Maiores informações sobre o livro podem ser obtidas no site Audible.co.uk. Espero que as novas gerações não abandonem o salutar hábito da leitura de um bom livro, de papel.

Computadores no Brasil

A empresa de pesquisas de opinião pública, Ipsos Opinion, divulgou uma pesquisa, encomendada pela Intel, sobre os hábitos de consumo de tecnologia do brasileiro. Segundo a pesquisa, que teve mais de quatro mil pessoas entrevistadas em todo Brasil, as principais razões para ter um computador em casa são: educação e navegar na Internet. Sobre a Internet, 80% dos entrevistados disseram que já ouviram falar sobre a rede mundial de computadores, mas não sabem muito sobre a mesma; 19% afirmaram conhecer a Internet e 24% tem uma freqüência de acesso menor do que uma vez a cada 2 ou 3 meses. Os níveis sociais também influem no acesso a rede, na classe C, por exemplo, 33% dos entrevistados acessam a Internet menos de uma vez a cada 3 meses. Na classe A, o percentual é 42% de entrevistados acessando, no mínimo, uma vez por dia! É o “fosso digital” retratado em números, de forma nua e crua.

Software e Carros

O uso de “Software Embarcado”, programas de computador que já estão embutidos em equipamentos, já é uma realidade faz muito tempo. Poucas são as pessoas que sabem que hoje, o que faz funcionar – além da fonte de energia – um celular, um aparelho de TV, um liquidificador, um avião ou um carro, somente para ficar em alguns exemplos, é um software embarcado. Você não vê nem pega, mas ele está lá. Essa realidade ficou bem clara para os usuários de alguns modelos da marca Wolkswagem. A empresa acaba de convocar milhares de clientes, para que seja feita a atualização do software de seus veículos que apresenta um problema técnico, podendo acarretar danos aos motores dos carros. É a informática presente no nosso cotidiano, mesmo que a gente não saiba.