quinta-feira, julho 13, 2006

Rádio Web do MCT

Rádio Web do MCT

O MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) já dispõe de um novo instrumento de comunicação, a Rádio Web. O novo canal de mídia será voltado à divulgação de notícias e informes sobre ciência e tecnologia. A rádio está disponível no site do MCT, Agência C&T de Notícias, ícone Rádio C&T e pode ser acessada através do link http://agenciact.mct.gov.br

Pesquisa Italiana com Celulares

A revista americana Annals of Neurology, divulgou estudo cientifico realizado por pesquisadores italianos do Hospital Fatebenefratelli de Milão, concluindo que as emissões dos telefones celulares excitam parte do córtex cerebral de seus usuários. Os cientistas utilizaram uma técnica chamada de SMT (Simulação Magnética Transcranial) para determinar se os aparelhos celulares causavam algum efeito nos usuários. Foram testados 15 voluntários, que fizeram ligações telefônicas de 45 minutos. Em 12 deles, 80% dos usuários, houve uma excitação na área cerebral mais próxima do celular. Ainda segundo a pesquisa, o cérebro voltou ao normal, em média, uma hora após o uso do telefone.

Pesquisa Brasileira com Neurônios

Um equipamento sendo desenvolvido pelo LEB (Laboratório de Engenharia Biomédica) da Universidade de São Paulo permite “enganar” os músculos, fazendo-os “pensar” ter recebido um estímulo do cérebro. O sistema é um simulador que imita a ação de 300 neurônios responsáveis por movimentos dos músculos do corpo humano. Desenvolvido por engenheiros, fisioterapeutas e biólogos brasileiros, o equipamento prevê como um músculo deve se comportar e consegue mover os músculos de pessoas que tiveram derrames cerebrais, ajudando na recuperação. É possível ainda coletar dados de pessoas saudáveis para estudos de desempenho de atletas e para melhorar a qualidade de locomoção de pessoas idosas.

Odores Gravados

A revista New Scientist, publicou notícia dando conta que engenheiros japoneses do ITT (Instituto de Tecnologia de Tóquio) estão construindo um gravador de odores capaz de analisar aromas e reproduzi-los usando uma série de substâncias atóxicas. O equipamento terá grande utilidade para incrementar as vendas via Internet, pois vai permitir sentir o cheiro das fragrâncias antes de comprá-las, adicionando realidade ao mundo virtual. O sistema utiliza 15 microchips químico-sensoriais que captam um grande número de aromas. Os cheiros de laranja, limão, maçã, banana e melão foram gravados e reproduzidos com sucesso pelo novo dispositivo que deverá revolucionar o comércio eletrônico nos próximos anos, principalmente nos segmentos de perfumes e gastronomia.