quinta-feira, maio 11, 2006

Google e Microsoft

Google e Microsoft

O portal de buscas na Internet Google acaba de lançar um conjunto de softwares, denominado de Google Pack, para usuários de computadores domésticos e profissionais. Essa é a mais nova tentativa do gigante das buscas para atender ao mercado atualmente dominado pela Microsoft. O conjunto é formado pelos softwares Google Earth, Google Pack Screensaver, Google Desktop, Google Toolbar, pelo navegador Firefox, Adobe Reader 7 e Norton Antivirus 2005 Special Edition. Tudo indica que esse é o primeiro “round” de uma briga por mercado entre as duas empresas.

Câmara dos Deputados e a TV Digital

Mais um capitulo da “novela TV Digital no Brasil” vai ser apresentado no Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara dos Deputados em Brasília, no próximo dia 16 de maio. Com o nome de “TV Digital: Futuro e Cidadania – obstáculos e desafios para uma nova comunicação", um seminário internacional, organizado pelo Conselho, vai debater o assunto que mobiliza o mercado brasileiro de tecnologia e mídia, nos últimos meses.

Banda Larga

O uso de conexões a Internet através de Banda Larga, ainda é pouco utilizada no Brasil. No final de 2005 o país contava com 3,5 milhões de conexões rápidas, menos de 2% do total das conexões disponíveis. Os dados são de um levantamento feito pela IDC, empresa de consultoria americana. A meta é atingir 10 milhões de conexões em 2010. Com um maior uso da banda larga haverá a disponibilização de mais serviços como trabalho em casa, ensino e diagnósticos médicos a distancia, além da melhoria na qualidade da telefonia pela Internet (denominada de VoIP).

Implante de Chip

Um pequeno chip que é implantado sob a pele, vem causando discussões acirradas nos Estados Unidos. O novo produto da empresa VeriChip é feito de silicone e conforme a aplicação a que se destina, o dispositivo pode conter o histórico médico do usuário ou permitir, por exemplo, o acesso a determinadas áreas de uma empresa. A polêmica começou quando foi divulgada a possibilidade de rastreamento que o chip disponibiliza. Ou seja, do mesmo modo que um carro pode ser rastreado (tecnologia bastante comum hoje em dia), pode-se rastrear uma pessoa. Os defensores dos direitos civis dizem que é o inicio do fim da privacidade dos cidadãos.

Governo Coreano e o Poder de Compra

Segundo os empresários locais, o uso do “poder de compra” (compras de produtos nacionais pelo governo como incentivo as empresas) pelo governo da Coréia do Sul é o principal responsável pela liderança dos conglomerados eletrônicos do país, nos mercados mundiais de alta tecnologia. A Coréia do Sul é o segundo produtor mundial de telefones celulares e tem o maior índice mundial de penetração da Internet na população e nas empresas. Claro que outro ponto importante é o nível educacional da população que é um dos mais altos do planeta. Bem que o governo brasileiro (nos três níveis) podia seguir o exemplo.