sexta-feira, março 23, 2007

CeBIT no Brasil

CeBIT no Brasil

A cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, está trabalhando para sediar a edição brasileira da CeBIT, feira anual de TI (Tecnologia da Informação) que se realiza em Hannover, Alemanha. Em janeiro último foi formado um Comitê Pró-CeBIT Porto Alegre, por uma iniciativa da Câmara Municipal de Vereadores da cidade e da SOFTSUL, agente SOFTEX no Rio Grande do Sul. A SOFTSUL tem uma longa experiência, 8 edições, na organização do stand brasileiro na CeBIT, em Hannover. Excelente iniciativa, assim muitas empresas brasileiras terão oportunidade de expor seus produtos e serviços, sem os custos inerentes a uma feira na Europa.

Espelhinho

Uma nova empresa de telefonia fixa, do modelo “espelhinho”, está entrando em operação no Brasil. Trata-se da Fonar, que irá atuar na região metropolitana do Recife. A nova empresa é controlada 100% pelo grupo farmacêutico “Farmácia dos Pobres”, que possui 52 lojas distribuídas por Recife, Salvador e Campina Grande. A Fonar atenderá através do código 13. Um serviço especifico para as camadas C, D e E da população, estará disponível em 3 meses. Trata-se de um miniposto telefônico instalado nas lojas da rede “Farmácia dos Pobres”, onde os usuários vão poder fazer chamadas interurbanas usando o código 13, com todo conforto e comodidade. Posteriormente o mesmo sistema será levado para Salvador e Campina Grande.

Sistema de Visão 3D para Guiar Deficientes Visuais

Cientistas da Universidade de Guelph, Canadá, estão desenvolvendo uma luva eletrônica, dotada de visão artificial e um sistema de direção, que informa ao usuário a existência de obstáculos por meio de minúsculos motores vibratórios. O equipamento é dotado de visão estereoscópica e feedback táctil. A luva possui duas microcameras que geram imagens em 3D (três dimensões) que um microcomputador de mão (tipo PDA) consegue detectar, dando ao usuário informações sobre os obstáculos a uma distância de 10 metros, permitindo assim que o deficiente visual possa desviar. É um grande avanço em relação a sistemas atualmente em uso, que além de pesados não oferecem imagens em 3D.

Ainda 3D

Professores da Universidade de Wisconsin, Estados Unidos, e da Microsoft, estão desenvolvendo um software que poderá facilitar a localização de fotos digitais guardadas no computador e também recriar, de forma tridimensional, o local onde as fotos foram tiradas. Tornando assim, mais interessante a recordação dos momentos refletidos nas fotos. Denominado de Photo Tourism, o software ainda está em estágio experimental, mas a nova tecnologia tem potencial não apenas para organizar coleções de fotos digitais, mas também para recriar os locais fotografados na forma de um mundo virtual 3D. O conjunto de fotos fica parecido com um vídeogame, no qual se pode navegar em busca da foto desejada.