sábado, fevereiro 10, 2007

Microsoft e a Pirataria de Software

Microsoft e a Pirataria de Software

Visando diminuir a pirataria de software em nível mundial, a Microsoft - maior empresa de software do planeta - resolveu agir de forma dura contra as cópias ilegais de seus programas de computador. Neste mês de fevereiro, uma ação inédita em nível global será desencadeada pela empresa. O uso do software Office, conjunto de programas de computador para uso em escritórios, só será permitido para consumidores que validarem o produto pela Internet. Assim, os usuários de cópias piratas não poderão trabalhar com a ferramenta. É esperar para ver os resultados dessa ação global contra a pirataria dos softwares da gigante americana.

Windows Vista testado por hackers

O novo sistema operacional da Microsoft, o Windows Vista, está tendo sua segurança testada por hackers. Eles estão procurando pontos vulneráveis no novo sistema operacional. Para a Microsoft vai ser difícil encontrar brechas, pois "essa é a versão mais segura já criada de um programa produzido pela empresa", de acordo com um documento divulgado para a imprensa no dia do lançamento do programa para venda em 70 países, inclusive no Brasil. Muita gente vai tentar quebrar a segurança do Vista, no mínimo pela fama, mas também como uma forma de criar reputação como especialistas em segurança e conseguir um bom emprego nas empresas do segmento de proteção contra fraudes ou até, na própria Microsoft.

660%

Esse é o crescimento, nos últimos 3 anos no número de cidades brasileiras que dispõem de acesso Banda Larga a Internet. Segundo dados publicados no Atlas Brasileiro de Telecomunicações 2007, a banda larga já está disponível em cerca de 50% das cidades brasileiras. A tecnologia ADSL (acesso banda larga pela linha telefônica) é a mais utilizada, estando à frente da tecnologia baseada em Cable Modem (das operadoras de TV por assinatura). Segundo o “Atlas” existiam em 2003, 251 cidades com serviços de banda larga. Em 2005 já eram 1606 cidades (aumento de 640%, em dois anos), já em 2006 esse serviço alcançou 1923 localidades brasileiras. Um enorme crescimento, 660%, em três anos. São 5 milhões de usuários em todo o país.

Vírus no DETRAN Americano

Os computadores do Departamento de Trânsito de New Jersey, Estados Unidos, foram atacados por um vírus que atingiu o sistema de licenciamento de veículos e outros serviços relacionados. De acordo com informações da polícia local, o vírus impediu o sistema de processar carteiras de motorista e de emplacamento de veículos, causando prejuízo de vários milhares de dólares, além de transtornos aos usuários que tiveram os serviços paralisados por mais de um dia.