quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Pesquisa sobre TIC

Pesquisa Sobre TIC

O BNB – Banco do Nordeste está financiando uma pesquisa sobre o setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) em quatro estados do Nordeste, Paraíba, Ceará, Pernambuco e Bahia. Começando pela Paraíba, a pesquisa é de fundamental importância para caracterizar os Arranjos Produtivos Locais (APLs) de empresas vinculadas aos Agentes Softex da região e tem o propósito de subsidiar a elaboração de políticas públicas de fomento e incentivo ao desenvolvimento das empresas do setor de TIC do Nordeste. Na Paraíba, os trabalhos estão sob a coordenação da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e tem como meta visitar as 70 empresas de base tecnológica associadas ao programa Farol Digital (www.faroldigital.org.br), do Sebrae-PB .

Mostra de Inovação em TI

A FIRJAN - Federação das Indústrias do Rio de Janeiro promoverá, no próximo dia 6 de março, a Mostra Nacional de Inovação em TI (Tecnologia da Informação), na cidade do Rio de Janeiro. O evento pretende mostrar como aumentar a produtividade, reduzir custos e aumentar o valor dos serviços oferecidos pelas empresas de TI. A mostra está dividida em quatro painéis temáticos: “Automação”, “Gerenciamento do Conhecimento e Conteúdo Digital”, “Convergência de Mídia e Serviços Móveis” e “Segurança”. Mais informações podem ser obtidas no site http://fixexpo.com.br/inovario2007/

Problemas no GMail

Em coluna passada já havia comentado sobre problemas técnicos com o portal de e-mails GMail, do Google. Tudo indica que os problemas continuam, principalmente os referentes a desativação repentina de contas e “sumiço” de arquivos. Durante a semana passada, recebi inúmeros e-mails reclamando desse serviço e pedindo que comentasse o assunto. No próprio fórum de ajuda do GMail estão postadas várias reclamações de usuários. Vamos ver se a equipe de suporte do Google resolve de vez os problemas.

Bactérias que são motores para micro-robôs

A revista americana New Scientist, publicou notícia sobre a descoberta, por pesquisadores americanos da Universidade Carnegie Mellon, de uma solução para o problema do tamanho dos motores para uso em micro-robôs: O uso de bactérias. Isso mesmo, bactérias. O movimento natural de uma bactéria pode ser usado para mover micro-objetos através da água. Muitas bactérias movimentam-se em um fluido movendo suas caudas (chamadas de flagelos). Os cientistas americanos estão usando estes microorganismos como micro-motores e conseguem “ligar e desligar” os mesmos usando compostos químicos. É um importante passo na direção de micro-robôs “meio máquinas meio seres vivos”. É a ficção científica se tornando realidade, mais uma vez.