domingo, fevereiro 18, 2007

Computadores X TVs

Computadores X TVs em 2007

Esse é um jogo bem interessante que vai se desenrolar ao longo de 2007. A venda de computadores irá encostar na de TVs e os set top boxes de TV Digital e IPTV (popularmente TV via Internet) vão ganhar poder de processar informações (ou seja, vão virar computadores). Também aumentará substancialmente, o número de usuários de Internet via banda larga. Essa mudança de cenário irá fazer com que uma mesma faixa de consumidores, seja disputada pelos vendedores de TVs e Computadores, embolando assim, o meio de campo na transmissão e recepção de conteúdo digital. É uma revolução que vem acontecendo nos últimos anos e que ganha, em 2007, mais velocidade. Nesse jogo não dá para dizer quem vencerá. O 2º. Tempo está só começando.

Mais Computadores e TVs

Segundo informação publicada pela Agência de Notícias Reuters, a Amazon.com (uma das maiores empresas do mundo em vendas pela Internet) e a TiVo (especializada em conteúdo para a Internet) estão testando um serviço que permitirá que usuários assistam a vídeos comprados via Internet diretamente em seus televisores. É mais um passo na direção da plena conexão entre computadores pessoais e TVs. Também a rede de supermercados Wal-Mart está testando seu serviço de download de vídeo, que é o primeiro a contar com o apoio dos grandes estúdios de cinema de Hollywood. A revolução das 3 telas (Computadores, Celulares e TVs) está vindo mais rápido que o previsto.

Internet como Telefone

Já existem atualmente no Brasil, mais de 3 mil Pontos de Presença para utilização da Internet como telefone. Esse serviço está espalhado por 2 mil municípios. Os Pontos de Presença começaram a ser instalados em 2003, com o objetivo de permitir a inclusão digital de comunidades carentes localizadas em regiões onde as redes de telecomunicações tradicionais não oferecem acesso à Internet. O sistema foi instalado pelo programa Gesac (Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão), do governo federal.

Prêmio de Qualidade e Produtividade em Software

O MCT - Ministério da Ciência e Tecnologia, através da SEPIN - Secretaria de Política de Informática, lançou a chamada para o Ciclo 2007 do Prêmio Dorgival Brandão Júnior de Qualidade e Produtividade em Software. O prêmio é concedido, anualmente, desde 1994, aos melhores projetos voltados para a melhoria da qualidade e produtividade do software nacional, no âmbito do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software - PBQP Software. Maiores informações podem ser obtidas no site www.mct.gov.br/sepin