segunda-feira, julho 30, 2007

Imagens da Internet

Imagens da Internet

Pesquisadores da Universidade de Carnegie Mellon, Estados Unidos, desenvolveram um novo programa de computador que torna ainda mais difícil identificar quando uma foto digital foi produzida a partir de uma imagem real ou quando ela é resultado de uma montagem. O programa realiza uma busca contextual em todas as imagens disponíveis na Internet, até encontrar pedaços de imagens que preencham perfeitamente a área a ser substituída, deixando a “nova foto” quase que 100% perfeita. A tecnologia de busca contextual de imagens permite um trabalho excepcional na remoção de partes de uma imagem ou na colocação de uma outra numa foto, pois o programa desenvolvido pelos cientistas americanos analisa a foto original, calculando o ângulo da câmera e as condições de iluminação, para que a montagem fique com as mesmas características da original. Com o uso dessa nova tecnologia, vai ficar cada vez mais difícil saber se uma foto é real ou fruto de uma montagem. É um perigo!

O Mundo Virtual e a Medicina

A Revista NewScientist, publicou artigo sobre o Projeto Presenccia, que tem como objetivo criar um mundo virtual no qual a pessoa pode navegar usando apenas sua imaginação. No futuro a tecnologia, hoje em desenvolvimento, poderá oferecer novas possibilidades de reabilitação para pacientes com diversos tipos de deficiências motoras. O projeto reúne cientistas da Universidade Graz, da Áustria, e do London College, da Inglaterra. O sistema funciona com eletrodos (do tipo utilizado nos eletroencefalogramas) colados na cabeça do paciente que captam os padrões de atividade neural produzidos quando ele imagina que está andando, ou pensando em mover o seu braço direito, por exemplo. Esses pensamentos são então utilizados para gerar os movimentos de um personagem virtual, na tela de um computador. Essa tecnologia, segundo os pesquisadores, oferece uma nova forma de estímulo ao cérebro sem a exigência de movimentos físicos reais, reforçando o controle dos movimentos treinados por meio de fisioterapia, maximizando os efeitos da mesma.

360 Graus na Segurança

A Olympus, empresa japonesa especializada em sistemas de imagens (câmeras e projetores) mostrou o protótipo de uma nova lente com 360 graus de cobertura. Segundo técnicos da empresa, a nova lente vai servir tanto para uso em câmeras de vídeo ou de fotografia, quanto em projetores de imagens, tipo “datashow”. A nova lente tem uma “superfície de curvatura livre axial simétrica” e deverá simplificar, e baratear, o projeto de sistemas de vigilância eletrônica, pois pode vigiar todo um ambiente a partir de um único ponto central, sem necessidade de movimento mecânico da câmera. A lente utiliza material plástico na sua confecção e está em testes. Ainda, segundo a empresa, tanto a câmera quanto o projetor que a utiliza, já foram desenvolvidos e estão sendo testados em alguns ambientes. Os novos produtos devem estar no mercado no inicio de 2008.