quinta-feira, abril 27, 2006

Avião e Celular

Avião e Celular

Em 2007, a empresa aérea francesa Air France será a primeira no mundo a utilizar o avião Airbus 318 equipado com a tecnologia OnAir, que permite o uso de telefones celulares a bordo, sem interferir com os instrumentos eletrônicos do avião. Hoje isso não é possível devido ao risco, já comprovado, para a segurança do vôo. Inicialmente, apenas e-mails e mensagens SMS serão permitidas, depois serão realizados testes com voz. A empresa prevê que até o final de 2007 o uso de celulares em seus vôos estará liberado. Boa noticia para quem não quer “desgrudar” do celular mesmo nas alturas.

MacIntosh e Microsoft

Foi lançado pela Apple Computer, empresa fabricante do computador MacIntosh, um software que permite que os usuários do MacIntosh instalem o sistema Windows XP, da Microsoft. O software, denominado de "Boot Camp", possibilita aos usuários que tenham o disco de instalação do Windows XP, instalar o sistema nos computadores Apple. Após a instalação pode-se escolher qual sistema operacional usar. Certamente o novo software vai fortalecer o MacIntosh no mercado, pois facilitará o uso de softwares profissionais compatíveis apenas com o sistema Windows.

Tecnologia Laser em TVs

A empresa japonesa Mitsubishi prepara-se para lançar a primeira televisão com tecnologia laser do mundo. A grande diferença para as TVs atuais é que, em vez de recorrer à luz branca e a um disco de cor, a TV a laser utilizará raios lasers nas cores vermelha, azul e verde para compor a imagem. Isto permite criar televisores mais leves e com menor consumo. Um modelo de 52 polegadas, por exemplo,
vai pesar 50% menos e consumir apenas 30% da energia, em comparação com uma TV de plasma com as mesmas dimensões.

Crime Organizado e Internet

Segundo pesquisa encomendada pela IBM e realizada em 17 países, o grande problema de segurança da Internet hoje, já não são os hackers. O crime organizado é a grande preocupação. No Brasil, as quadrilhas já respondem por cerca de 90% das ocorrências de fraudes via Internet (no mundo o índice é da ordem de 80%). Os principais alvos das quadrilhas são as empresas dos setores de saúde, finanças, varejo e produção. O estudo mostrou também que, para as empresas, os crimes virtuais representam uma ameaça maior que os crimes físicos e, portanto são mais temidos. Os investimentos em proteção, contra esse tipo de crime, tem crescido a taxa de 30% ao ano, drenando recursos de investimentos em outras áreas.