quinta-feira, agosto 24, 2006

Domínio Público

Domínio Público

O Ministério da Educação disponibilizou um site na Internet onde é possível ler, gratuitamente, todas as obras de Machado de Assis, além de outras como "A Divina Comédia" ou ainda, historias infantis mundialmente conhecidas. No site, www.dominiopublico.gov.br, também é possível ver telas dos grandes mestres como Leonardo da Vinci. Só de literatura em língua portuguesa existem 732 obras. É um projeto muito interessante, mas que esta correndo o risco de “sair do ar” pela pouca visitação. É uma pena.

Telefone e TV tudo a ver

A Telemar já tem pronto o projeto de TV por assinatura pelo fio do telefone. Isso mesmo, imagens de TV fechada pelo mesmo fio da linha de telefone comum, muito semelhante ao serviço Velox para acesso a Internet. Os testes já começaram e a empresa pretende oferecer o serviço, aos clientes do Rio Janeiro, já no primeiro semestre de 2007. Como a conexão é feita através das linhas já instaladas, o mercado potencial é de milhões de consumidores. Tudo indica que será uma revolução e com mais concorrência, os preços das assinaturas de TV a cabo devem diminuir.

Vírus e o Google

Visando tornar as buscas na Internet realizadas por meio de seu buscador mais seguras, o Google fechou acordo com a Stop Badware. A empresa britânica, ligada a Universidade de Oxford, é especializada na proteção de sites contra vírus e outras pragas virtuais. O novo sistema funcionará da seguinte forma: quando o usuário realizar uma busca pelo Google e o resultado for um site não-seguro, antes de clicar no endereço, o internauta será direcionado para uma página de alerta, sendo informado dos riscos que está correndo e como deve proceder para se proteger.

Brasil 1º e 2º lugares

O Brasil ficou com o 1º. e 2º. lugares em duas das seis categorias da Imagine Cup, competição mundial de tecnologia promovida pela Microsoft, realizada em Nova Déli, Índia. Uma equipe de alunos da USP Universidade de São Paulo e outra da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco foram as responsáveis pelo feito. A equipe da USP, da Escola Politécnica, ganhou na categoria "interface design" com um projeto de interface chamado TransplantAction, para gerenciamento das necessidades para se efetivar transplantes em humanos. A equipe da UFPE obteve o 2º. lugar na categoria "software design" com o projeto Virtual Eye (olho virtual), um sistema portátil que ajuda os cegos a se movimentar. Esse projeto dos alunos da UFPE foi feito com a colaboração de associações de deficientes visuais de Pernambuco. Ponto para a capacidade técnica dos brasileiros.