sexta-feira, agosto 04, 2006

Prêmio Finep 2006

Prêmio Finep 2006

Foram encerradas no último dia 21 de julho, as inscrições para o Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica 2006. Houve 677 inscrições nas diversas categorias. Cerca de metade dos inscritos concorre na categoria Produto e o destaque por estado ficou com a Paraíba que ano passado teve sete inscritos e neste ano inscreveu 36, ficando na 10ª colocação em âmbito nacional. Dentre as empresas inscritas na Paraíba, quatro - Light Infocon (premiada em 2004), New Ink, Insiel e Apel - participam do consórcio de exportação PBTech que conta com o apoio da Apex Brasil e do Sebrae-PB, dentre outras entidades.

Impressão na Água

Uma pesquisa realizada pelos laboratórios Akishima e pela Universidade de Osaka, do Japão, está desenvolvendo uma tecnologia para escrever e desenhar na água. O equipamento, denominado de AMOEBA é formado por 50 geradores dispostos em forma de círculo com 160 centímetros de diâmetro e 30 centímetros de profundidade. Por meio de um software, os geradores quando ativados formam ondas circulares que agem como pixels de 10 centímetros de diâmetro e 4 de altura, mostrando linhas e figuras. O equipamento já é capaz de escrever todo o alfabeto romano e alguns caracteres kanji, de origem chinesa. Cada imagem fica visível por até três segundos. Os pesquisadores estão agora tentando aumentar, substancialmente, o tempo de visibilidade das imagens. Para que vai servir, eu não sei, mas que os japoneses estão gastando tempo e muito dinheiro nesse negócio, estão.

Crescem as vendas via Internet

Segundo relatório divulgado pela empresa de pesquisa e-bit , as vendas via Internet, no Brasil, atingiram 1,75 bilhão de reais no primeiro semestre de 2006, um crescimento de 79%, em relação ao mesmo período do ano passado. A previsão é que a marca de 4 bilhões de reais seja ultrapassada até o final do ano. Pelo relatório, houve um aumento significativo das compras pela web feitas pela classe C, sinal que o brasileiro de todas as classes está cada vez mais conectado.

E-Banking também cresce

A Febraban - Federação Brasileira de Bancos também divulgou o resultado de um estudo que mostra o crescimento dos últimos 6 anos (entre 2000 e 2005) do uso de E-Banking no Brasil. Em 2000 houve 684 milhões de operações bancárias por meio eletrônico e, no ano passado o número chegou a 6 bilhões! Um crescimento nesse patamar acarreta problemas em questões de segurança, por exemplo. Em 2005, os bancos tiveram um prejuízo de R$ 300 milhões, em sua maioria causada por “piratas da Internet” que roubam senhas e fazem transferências de dinheiro dos correntistas.