quinta-feira, outubro 12, 2006

ENESI 2006

ENESI 2006

Nos próximos dias 10 e 11 de outubro, em Recife, a Assespro – Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet, vai realizar o XXII ENESI (Encontro Nacional das Empresas de Software e Serviços de Informática), cujo foco este ano é “Articulação e cooperação: um caminho de sucesso”. A grande expectativa é pela presença de Nicolas Negroponte, diretor do Media Labs do MIT - Massachusetts Institute of Technology. Vale a pena conferir.

Mercado Cinza

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica - ABINEE divulgou um estudo sobre o mercado de computadores no Brasil, coordenado pela consultoria IT Data. A parte que chama mais a atenção é a que trata da estatística sobre o “mercado cinza” de PCs, ou seja, as máquinas sem marca ou de pequenos montadores que sonegam impostos e que sempre provocaram concorrência desleal com os fabricantes nacionais regularizados. Segundo o documento, pela primeira vez na história da indústria nacional os “PCs cinza” terão menos de 50% das vendas no país. Exatos 47% no primeiro semestre de 2006 e que deve baixar ainda mais, ficando com 45% até dezembro. Para se ter uma idéia do que isso representa esse percentual, já foi superior a 70%. Em 2005 os PCs sem marca representavam 62% do mercado e em 2004 tinham 73% das vendas. Esses números positivos estão sendo alcançados graças a uma nova política fiscal e de incentivos a indústria legalizada. Como os empresários haviam previsto, a renúncia fiscal gerou um aumento de arrecadação em função do crescimento das vendas dos produtos legais. Conclusão: baixar impostos aumenta a arrecadação! A prova está no mercado de PCs. Só não ver quem não quer.

SoapBox

Esse é o nome do mais recente produto/serviço da gigante americana Microsoft. Trata-se de uma comunidade de vídeos online, voltada para usuários da Internet que vivem trocando vídeos e imagens. O novo serviço, ainda em fase de testes, pretende tornar-se o grande concorrente do popular YouTube. A Microsoft espera que, dentro de seis meses, quando será lançada a versão definitiva, o SoapBox ultrapasse o sucesso do YouTube, que registrou mais de 34 milhões de visitas em agosto passado. O SoapBox armazena os vídeos nas categorias de “mais recentes”, “mais vistos”, “mais comentados” e “favoritos”, além de permitir o uso de palavras-chave associadas a cada arquivo, tornando a pesquisa mais fácil.

Recursos Humanos e o CATI

Na última reunião do Comitê da Área de Tecnologia da Informação - CATI do Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT, foi apresentado um estudo encomendado a Sociedade Softex, tratando da questão da falta de profissionais treinados no setor de TI (Tecnologia Informação) nacional. O “gap” atual entre a oferta e a demanda é de aproximadamente 120.000 profissionais, e esse número tende a crescer nos próximos anos se nada for feito. Pelo documento serão necessários R$ 500 milhões em cinco anos, para capacitar e re-treinar um número mínimo de técnicos para suprir, parcialmente, a demanda existente.