sábado, setembro 16, 2006

Rádio e a Internet

Rádio e a Internet

Uma mudança importante vem acontecendo no mundo da comunicação de massa. Trata-se das rádios que utilizam a Internet, as chamadas “rádios on-line”, como meio de transmissão. Com as “emissoras tradicionais” saturando o “éter”, com publicidade e o custo de assinatura das exclusivistas rádios via satélite, ainda muito altos, os ouvintes estão aplaudindo de pé a novidade e cada vez mais optando por “rádios on-line”. O crescimento anual é estratosférico, principalmente devido à popularização do acesso a Internet via banda larga. Esse é um movimento que deve ser observado com muita atenção e que preocupa as grandes redes mundiais de mídia. Principalmente agora que fabricantes de equipamentos eletrônicos, como a Philips, estão lançando aparelhos de rádio específicos para sintonizar esse novo tipo de veículo. É a reinvenção do rádio e das emissoras de rádio, em pleno século XXI.

As Teles e as TVs por Assinatura

Faz algumas semanas que escrevi nessa coluna sobre a iniciativa da Telemar e da Telefônica, em atuarem no segmento de TV por assinatura. Naquele momento já era prevista uma reação das empresas componentes da ABTA - Associação Brasileira de Televisão por Assinatura. E a reação veio rapidamente. Um documento foi encaminhado a ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações com fortes críticas à aquisição, em leilão, pela Telemar da empresa de TV a cabo Way TV e contra a intenção da Telefônica em atuar, utilizando a tecnologia DTH, em televisão via satélite. É uma clara sinalização que a “convergência das três telas” (Computador, TV e Celular) - também abordada em coluna anterior - chegou para ficar. Estamos assistindo, ao vivo e a cores, ao primeiro “round” de uma luta técnica e principalmente, econômica, que não tem data para acabar.

HP Investe na Produção de Impressoras

A empresa americana HP, renomada fabricante de impressoras, está aumentando seus investimentos no Brasil. A empresa, aproveitando o “boom” de crescimento do mercado de impressoras a laser no país, estará fabricando em breve, o modelo “HP Color Laserjet 2600” no território nacional. Esse tipo de equipamento só era fabricado, até agora, na China e Japão. Essa decisão da HP reforça a posição brasileira no mercado mundial de TI (Tecnologia da Informação) e foi respaldada pelo crescimento de mais de 20% do mercado brasileiro no ano passado.

Prêmio Mercosul

Foi lançado recentemente pelo MCT - Ministério da Ciência e Tecnologia, o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2006. O prêmio é uma promoção da UNESCO, órgão da ONU - Organização das Nações Unidas, voltado para os assuntos relacionados com educação, a ciência e a cultura, da RECyT - Reunião Especializada de Ciência e Tecnologia do Mercosul e conta com o patrocínio da Petrobrás. O objetivo do prêmio, segundo a UNESCO, é incentivar a realização de pesquisa científica e tecnológica orientada para o Mercosul e contribuir para o processo de integração regional entre os países-membros do bloco - Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.