sábado, outubro 07, 2006

Gostosa para Comer e Beber

Universidade Católica de Pernambuco
Técnica de Reportagem II
Por Clarice Moura Santiago

Gostosa para comer e beber

Foi-se o tempo em que para fazer pratos sofisticados tinham que usava-se apenas vinho. Hoje, a novidade entre os adeptos da boa culinária é a cerveja. Aquele sabor amargo combinado com a delicada carne de peixe, a suculenta carne de boi e os sabores exóticos dos frutos-do-mar é de dar água na boca. A mistura de alguns ingredientes como as ervas finas, molhos de tomate, e até mel podem dar um toque todo especial à comida.
Uma combinação interessante é a cerveja com maçã, a mistura pode virar um molho que serve de acompanhamento para camarões.A fruta quebra o amargo da bebida, fazendo com que o crustáceo fique mais gostoso e o sabor mais acentuado. O adocicado do mel faz com que a acidez da cerveja seja eliminada, e deixa apenas o gosto dos componentes da bebida.
O professor de culinária do Senac Fernando Antônio diz que quando se usa cerveja, ou qualquer outra bebida alcoólica em um prato feito com massas, ocorre uma certa leveza, ou seja, o prato fica menos ácido. A Doutora em Nutrição, Edleide Freitas, explica a reação química que ocorre para dar essa sensação. “Isso ocorre porque o CO2 presente na cerveja provoca uma diminuição da densidade da massa”. A cerveja é uma bebida mais barata e uma das mais consumidas entre os brasileiros, por isso ela entra com tudo na gastronomia.Em Pernambuco, essa mistura é uma tendência. Fernando diz que “hoje em Recife é comum ter restaurantes especializados em pratos com essa bebida”.
O restaurante Michelli localizado em Boa Viagem, tem um prato especial, o Risotto Milanês feito a base de cerveja.
Muitas donas de casa também usam a “gelada” para preparar algumas comidas. A médica Teresa Maria sempre coloca um pouco de cerveja nos pratos que faz para a família. “Quando quero fazer alguma coisa especial, acrescento a cerveja que dá um gosto mais apurado aos temperos”, diz Teresa.
Quando se pensa em fazer uma comida com bebidas alcoólicas é importante saber que, não é só acrescentar ao prato, é necessário saber dosar. No caso da cerveja que é amarga, não é indicado colocar muita, pois o sabor altera o paladar. Essa é uma dica do professor Fernando. As cervejas escuras que são mais fortes devem ser adicionadas nas carnes vermelhas. A tradicional, amarela, é indicada para peixes, aves e frutos-do-mar.
Acompanhamentos- A cerveja pode ser combinada com vários pratos e petiscos.A Ale é escura e mais amarga do que a tradicional (amarela) é boa para combinar com pratos e petiscos que sejam picantes, como lingüiças e salsichas. A chamada Bock é avermelhada e tem uma baixa fermentação, o teor alcoólico é médio, varia de 5 a 7% sendo uma ótima pedida para as comidas alemãs, como eisbein (joelho de porco). A Pilsen, uma cerveja leve e refrescante, conhecida entre os brasileiros como a “lourinha” pode ser acompanhada por pratos mais pesados, como feijoada, dobradinha e churrasco. A Stout é tradicional da Irlanda, possui um aroma tostado e pode acreditar, é excelente para sobremesas feitas a base de nozes. Essa cerveja pode ser acompanhada por pratos feitos com ostras frescas. Para quem ficou com fome ao ler essa matéria, o que resta é saborear um bom prato feito á base de cerveja para e saber se é mesmo gostoso. Agora é hora de colocar a mão na massa e experimentar as várias combinações que essa bebida oferece.