domingo, setembro 10, 2006

Spywares

Spywares

Os números sobre Spywares, programas que se instalam nos computadores e passam a espioná-los para roubar informações como senhas, por exemplo, são alarmantes. Segundo pesquisa da empresa de segurança da informação Webroot Software, nada menos que nove em cada 10 computadores estão infectados por Spywares. E mais, em média os PCs possuem 30 Spywares instalados no sistema. E a tendência é de que, em curto prazo, não haver diminuição desses números.

Empresários, Governadores e Ministros

O que tem em comum essas três classes de dirigentes? Medo de grampos telefônicos! Agora o tema ficou ainda mais delicado quando o assunto é telefonia pela Internet, a popular VoIP. O medo só aumentou com o crescente uso dessa tecnologia, que por um lado barateia os custos das ligações telefônicas, mas por outro facilita o uso de “grampos digitais” nas conversas que utilizam uma ligação de um aparelho VoIP. O risco é real. Por exemplo, 70% das grandes companhias do país têm políticas de segurança para seus computadores, mas apenas 30%, possuem proteção adequada nas suas centrais telefônicas. E pior, nas centrais que utilizam tecnologia VoIP esse percentual é de no máximo, 10%! É bom salientar que os “hackers” podem montar escutas, via Internet, a partir de qualquer lugar, tornando mais difícil sua identificação. Para isso basta ter acesso à rede de seu “alvo” para gravar a conversa. Não é paranóia é realidade.

Yahoo!, Celulares e Windows

”Yahoo Go for Móbile” é o nome do novo serviço que a empresa de Internet Yahoo! colocou a disposição de seus usuários. Com o novo serviço é possível enviar e receber e-mails, fazer buscas na Internet e receber notícias utilizando-se de aparelhos de telefone celular, que estejam equipados com o sistema operacional Windows Mobile, da Microsoft. O mercado potencial para esse tipo de tecnologia é incalculável.

Sony

A empresa japonesa Sony está lançando nesse mês, o primeiro aparelho de comunicação e entretenimento em banda larga (WiFi) wireless (sem fio) dirigido ao usuários de serviços de mensagens instantâneas. Denominado de "mylo" (contração das palavras my life on line – minha vida on line), o novo aparelho oferece aos usuários acesso a serviços de mensagens instantâneas, páginas da Internet, serviços de e-mail, tocador músicas e armazenagem de fotos. O custo, segundo a Sony, será de 350 dólares. A empresa espera repetir o sucesso do “discman” da década de 80 do século passado. É esperar para ver.