quinta-feira, setembro 27, 2007

Mais Uma

Mais Uma

A SEPIN – Secretaria de Política de Informática do MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia, após decisão do CATI – Comitê da Área de Tecnologia da Informação, está lançando uma chamada pública de propostas de projetos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) voltados à capacitação de Recursos Humanos que atuam na cadeia produtiva das diversas áreas da TI (Tecnologia da Informação). Objetivo é expandir o conhecimento aplicado da cadeia produtiva de TI no Brasil, prioritariamente para áreas de Software e de Microeletrônica, fomentando as atividades de prospecção de demanda e à promoção e execução de Cursos de Extensão Tecnológica Inovadora, visando à capacitação de recursos humanos em áreas de interesse das empresas brasileiras. Mais informações podem ser obtidas no portal www.cnpq.br

CeBIT 2008

A CeBIT, o maior evento de TI da Europa e um dos 3 maiores do mundo, realizado anualmente em Hannover, Alemanha, já começa a movimentar a comunidade de informática, mesmo faltando ainda 7 meses para a edição 2008. A CeBIT é um ponto de encontro global das empresas de TI e em 2008 terá um novo formato, onde tendências como flexibilidade, convergência e utilização diferenciada de informações estarão em evidência. O novo formato é baseado em três áreas, que terão destaque na feira: ‘‘Business Solutions’’ (Soluções para Negócios), ‘‘Public Sector Solutions’’ (Soluções para o Setor Público) e ‘‘Home & Mobile Solutions’’ (Soluções de Mobilidade e para Ambiente Domestico).

Algodão Colorido

No evento Gartner IT Expo 2007 (www.gartner.com), nos Estados Unidos, de 7 a 12 de outubro próximo, os brindes que serão distribuídos pelas empresas de TI brasileiras presentes, serão do Consórcio Natural Fashion (www.naturalfashion.com.br). Os brindes, camisetas de algodão colorido, serão produzidos em Campina Grande-PB, utilizando algodão naturalmente colorido como matéria prima, uma tecnologia desenvolvida pela EMBRAPA e reconhecida mundialmente como ecologicamente correto.

Gastos com TI

Um estudo feito pela empresa Everis, em parceria com a Universidade de Navarra da Espanha, prevê que até o final do ano, os gastos dos brasileiros com produtos de Tecnologia da Informação devem somar cerca de 500 dólares per capita. Comparando com os países da América Latina, o valor é superior a média da região que deve ser de 345 dólares. Em termos absolutos, o Brasil perde apenas para o Chile que deve gastar 550 dólares per capita até dezembro. No estudo são analisadas variáveis como número de celulares, de computadores, acesso à Internet e servidores de rede instalados no país.