quinta-feira, setembro 27, 2007

Software Livre

Software Livre

O chamado “Software Livre” - que muita gente confunde com “Software Grátis” que não existe, pois todo software (programa de computador) tem custo - alguns menores outros maiores, também, ao contrário do que as pessoas leigas pensam, está sujeito às leis de direito autoral brasileiras, como qualquer outra criação intelectual. A legislação que protege o direito de autor tem que ser respeitada e, se for infringida, o infrator esta passível das penalidades previstas no código que rege a propriedade intelectual. Por esse motivo, não se pode sair por aí copiando “Software Livre” sem verificar as implicações legais pertinentes.

Biometria e Carteira de Habilitação

O ConTran - Conselho Nacional de Trânsito baixou uma resolução, a de Nr. 249, que torna obrigatório aos Detrans estaduais o uso da Biometria, na habilitação ou renovação da CNH - Carteira Nacional de Habilitação. Os órgãos estaduais terão o prazo de 180 dias para adequação a nova norma. As imagens das impressões digitais dos motoristas deverão ser armazenadas no banco de imagens do RENACH - Registro Nacional de Condutores Habilitados, juntamente com outras informações dos portadores da CNH. É um passo importante para se ter um cadastro nacional completo, de todos os motoristas do país.

Computador Pré-Pago

Uma parceria entre a operadora de telefonia Telefônica, a Microsoft (gigante americana da área de software) e a Positivo Informática (fabricante de computadores) é o primeiro passo para popularizar o uso dos computadores no Brasil. Trata-se do “computador pré-pago”, modelo de negócio semelhante ao do telefone celular pré-pago que foi o grande instrumento que popularizou o uso dos telefones celulares no país. Com o computador pré-pago o consumidor pagará um aluguel da máquina que já vem com conexão à internet, com um conjunto de softwares, assistência técnica e seguro. Tudo em um único pacote. A mensalidade deve custar R$ 170. A grande vantagem para o usuário desse sistema, é que ele sempre terá um computador de última geração sem necessidade de investimento. Vamos ver se funciona.

Revista “Farol Digital”

Será lançada no inicio do mês de outubro próximo, a Revista Farol Digital. A nova mídia é uma parceria entre as empresas do Pólo de Tecnologia de Campina Grande-PB, bem como empresas TI (Tecnologia da Informação) de João Pessoa e o Sebrae-PB. O objetivo é divulgar a produção das empresas de base tecnológica da Paraíba. As empresas do estado, particularmente as instaladas em Campina Grande, vêm ao longo dos anos, sendo reconhecidas como inovadoras e amealhando clientes no Brasil e exterior, tendo o Sebrae-PB como um parceiro importante através do Projeto Farol Digital, que agora terá uma revista exclusiva.