quinta-feira, agosto 07, 2008

Prefeituras

Certificação para Prefeituras

Um acordo entre o MEC – Ministério da Educação e a CEF - Caixa Econômica Federal vai permitir que CEF forneça certificados digitais para prefeitos, secretários e gestores da educação de todas as cidades brasileiras. Com esse acordo, o MEC quer ter um canal de comunicação com representantes municipais envolvidos com educação, através do sistema de cartões magnéticos utilizado pela CEF. Um dos principais objetivos do MEC é saber a freqüência real dos alunos nas escolas e assim distribuir a verba da educação aos municípios de forma transparente e de fácil verificação. Com o sistema de cartões (para captar os dados) e o certificado digital, será possível enviar e receber as informações da escola para as secretarias da educação e órgãos relacionados, com total segurança.

Empresas Inovadoras

Durante a realização da 60ª Reunião Anual da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, um dos temas principais debatidos foi sobre as empresas inovadoras e seu papel na economia e no mercado de trabalho. Segundo dados da ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial existem, no Brasil, cerca de duas mil empresas inovadoras e que são, muitas delas, lideres de mercado e um ótimo lugar para se trabalhar e desenvolver novas idéias, tanto em produtos, processos e/ou serviços. As empresas inovadoras também têm em seus quadros um número maior de colaboradores com escolaridade acima da média das outras empresas e, por conseguinte, uma maior folha salarial. Eu particularmente concordo com os dados apresentados, mas, acredito que o número de empresas é bem maior que a estimativa de duas mil.

Cuil


Esse é o nome do novo serviço de buscas da Internet. O CUIL (www.cuil.com ) foi criado por ex-colaboradores do Google, o maior e mais famoso sistema de busca da rede, e promete ser mais rápido e ter um maior índice de informações. Isso é possível, segundo os técnicos do Cuil, devido ao fato do novo sistema utilizar uma nova tecnologia que analisa o contexto de cada página e os conceitos por trás de cada pedido de busca dos usuários, permitindo indexar uma parte muito maior da Internet e não somente algumas áreas como é feito hoje. De qualquer forma só o tempo dirá se o novo sistema é melhor ou não, pois não é só buscar mais informações e sim como apresentar essa informação ao usuário para que a mesma seja útil e de fácil interpretação.

Mais de um milhão


O Portal da Internet TELECO (www.teleco.com.br), especializado no mercado de telecomunicações, divulgou relatório onde informa que em dezembro de 2007, o Brasil possuía cerca de 700 mil assinantes VoIP (genericamente: pessoas ou empresas que usam a Internet para fazer ligações telefônicas). Já em de 30 de junho passado, esse número ultrapassava a casa de um milhão de assinantes! Um crescimento de 50 % em seis meses! Diferente do que muita gente acredita, não são as operadoras alternativas as que mais cresceram e sim as “oficiais” como a Embratel, com o Net Fone, e a GVT, com o sistema Vono. E o mercado deve continuar crescendo nesse ritmo nos próximos meses, pois o custo da telefonia está cada vez maior no operacional das empresas.