quinta-feira, outubro 02, 2008

Prêmio

Prêmio

O projeto Brazil IT, que se transformou na “marca” com a qual as empresas brasileiras de TI (Tecnologia da Informação) se apresentam em feiras e congressos no exterior, ganhou o prêmio internacional “Mid Market Innovation Awards” na categoria Mid-Size Solution: Services. O Brazil IT concorreu na final do prêmio, com marcas de peso como Google e México IT. Aliás, a marca “México IT” foi criada sob a influência do projeto Brazil IT. Vale destacar que esse prêmio é um reconhecimento aos esforços das empresas brasileiras de TI, que mesmo com pouco incentivo e vencendo muitas dificuldades estão conseguindo exportar seus produtos e soluções para todos os continentes. Também é um reconhecimento ao apoio recebido, pelas empresas, no passado e no presente, da APEX Brasil – Agência de Promoção das Exportações do Governo Federal, do SEBRAE (Nacional e dos Estados, como o SEBRAE-PB que apóia as empresas de TI locais em eventos no exterior) e de entidades como o BIC – Brazilian Information Center, localizado nos Estados Unidos. Parabéns as empresas exportadoras de TI!

Primeiro

Coube ao “Bradesco ser o primeiro banco do país a ter um site com domínio “.b”. O novo site www.bradesco.b.br é resultado da inovação implantada pelo NIC.br - Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, entidade responsável pela gestão dos domínios da Internet no Brasil, que criou uma configuração exclusiva de domínios na rede mundial de computadores voltado para as instituições financeiras. Segundo os técnicos do NIC.br, com este novo domínio, deve aumentar a segurança e controle do acesso aos portais dos bancos.

R$ 10 milhões

Este é o valor que a FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos, “braço” de financiamentos e investimentos do MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia, tem disponível para uma chamada pública (edital) visando incentivar a criação e modernização de CVTs - Centros Vocacionais Tecnológicos, nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil. Os projetos podem ser apresentados por instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, até o dia 20 de outubro próximo. O principal objetivo dos CVTs é a capacitação tecnológica de profissionais para atender a demanda produtiva de cada região. Mais informações podem ser obtidas no site da FINEP, www.finep.gov.br.

Mais FINEP

A FINEP lançou no ENITEC - VII Encontro Nacional da Inovação Tecnológica, realizado recentemente em Brasília-DF e promovido pela PROTEC - Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica e pela RETS - Rede de Entidades Tecnológicas Setoriais, o “Programa Inova Brasil”. Esta nova iniciativa pretende financiar a inovação de produtos e processos nas empresas, utilizando uma combinação de subvenção econômica (não reembolsável pelas empresas) e crédito a juros baixos. Os setores contemplados com o “Inova Brasil” são os da Saúde, Energia, TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação, Indústria de Defesa, Nanotecnologia e Biotecnologia. As empresas desses setores, além da parte não reembolsável, terão ainda uma linha de crédito com juros de 4,25% ao ano.