quinta-feira, setembro 11, 2008

Agora vai?

Agora vai?

Parece que agora, a licitação para a aquisição dos primeiros 150 mil computadores do projeto do governo federal UCA - Um Computador por Aluno vai sair do papel. Segundo o SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados, órgão responsável pelo projeto, a licitação vai acontecer nos próximos 60 dias e inicialmente os computadores estarão disponíveis para 300 escolas. Desse total, nessa primeira fase, apenas em cinco instituições de ensino, todos os alunos e professores serão contemplados com uma máquina. Vai ser disponibilizado também acesso a Internet, sem custo, para esses alunos e professores. Faz mais de um ano que o projeto se arrasta sem nada acontecer, vamos ver se agora vai!

Internet via Rede Elétrica

Segundo notícia publicada pela Agência de Noticias Reuters, a ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações vai, finalmente, publicar regras para incentivar investimentos na disponibilização de Internet (banda larga) pela rede elétrica. Essa tecnologia é denominada de PLC (Power Line Comunications). Ou seja, a rede elétrica será utilizada como meio de transmissão de dados. Hoje isso é feito basicamente por rádio, cabo ou satélite. O uso da rede elétrica para acessar a Internet vem sendo testada e estudada, no Brasil, faz muito tempo. É uma maneira barata e tecnicamente eficiente, de prover acesso a rede mundial de computadores com baixo investimento, principalmente em localidades remotas do país, onde o custo seria muito alto para prover acesso a Internet a população. Com as regras definidas, em cerca de um ano já teremos os primeiros sistemas em funcionamento comercial.

Também a TV digital

Outra utilização da rede elétrica como meio de transmissão é na TV Digital. A cidade de Barreirinhas, no Maranhão, porta de entrada para os maravilhosos “lençóis maranhenses”, está testando um novo sistema que usa a rede de distribuição de energia para transmitir sinais de TV no formato digital. Barreirinhas vem sendo o “laboratório” de novas tecnologias de transmissão, visto que a cidade também conta com experimentos de transmissão de Internet pela rede elétrica. No novo teste, 50 casas e pontos comerciais da cidade terão acesso a TV digital através da rede elétrica. Os dados de desempenho e qualidade do sinal vão servir para que os técnicos validem o novo sistema. O conteúdo a ser apresentado pelo “Canal de TV Digital de Barreirinhas” vem sendo produzido pelo SEBRAE e pela Prefeitura da cidade e é voltado totalmente para o público local com informações de utilidade pública para os moradores, treinamentos profissionalizantes, informações turísticas e noticias da região.

Crescimento de 280%

A empresa americana Secure Computing, especializada em segurança da Internet, divulgou uma pesquisa que constatou um aumento de 280% no envio de spams (mensagens indesejadas, tipo mala-direta) enviadas pela Internet, somente nos primeiros seis meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Os Estados Unidos lideram o envio de spams, seguidos pela Rússia, Turquia e Brasil.