terça-feira, julho 28, 2009

Novo Parque Tecnológico

Novo Parque Tecnológico de Florianópolis

No último dia 15, foi inaugurado o terceiro Parque Tecnológico de Florianópolis, capital de Santa Catarina. O novo investimento é da ACATE - Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia. É um importante reforço para a consolidação de Florianópolis como um dos principais pólos de tecnologia do país. O novo Parque pode comportar até 50 empresas em áreas de 100 a 600 metros quadrados. Segundo dados da ACATE, a cidade conta hoje com 470 empresas de TI (Tecnologia da Informação), sendo 360 empresas de software e 110 de hardware. Parabéns a ACATE pela iniciativa.

Geração de Energia Alternativa

Os investimentos previstos, de acordo com plano do Governo Federal, vão proporcionar atingir em 2017, mais de 6 Gigawatts a partir de energia proveniente da biomassa, do vento e de pequenas hidrelétricas. Outro ganho para o Brasil, com estes investimentos, é a venda de créditos de carbono. A energia eólica e as pequenas centrais hidrelétricas proporcionam esse tipo de receita. Até o final do último ano, somente o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica, já havia aprovado 144 projetos capazes de gerar energia suficiente para evitar a emissão atmosférica de 2,8 milhões de toneladas de carbono anuais, podendo valer R$ 100 milhões por ano com a venda de créditos de carbono. Além disso, no agronegócio, o Brasil pode ganhar por ano, em torno de U$$ 160 milhões com a venda de créditos de carbono obtidos mediante a utilização da biomassa para gerar energia.

IV Congresso Internacional de Bioenergia

Um dos temas a serem abordados no IV Congresso Internacional de Bioenergia é exatamente a relevância da geração de energia alternativa. O evento será realizado em Curitiba de 18 a 21 de agosto, próximo. Em paralelo, estará acontecendo também o 1º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída e Energias Renováveis. Vão estar presentes 46 palestrantes e painelistas do Brasil e de diversos países do mundo, falando e discutindo sobre o atual estágio e perspectivas das energias renováveis em nosso planeta. No Congresso serão lançados dois importantes livros sobre energias alternativas. O livro “Álcool Combustível”, que é uma publicação da CNI - Confederação Nacional da Indústria, Instituto Euvaldo Lodi e Itaipu e o livro “Agroenergia da Biomassa Residual. Perspectivas energéticas, socioeconômicas e ambientais.” Também, em paralelo, estará acontecendo a 2ª BioTech Fair – Feria Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biocombustível. O programa completo do evento e detalhes da feira estão disponíveis no site www.eventobioenergia.com.br.

300 metros

Esta é a altura prevista de uma torre a ser construída na Floresta Amazônica, que irá monitorar as condições meteorológicas e as trocas gasosas entre a atmosfera e maior floresta tropical do planeta. O projeto foi apresentado no último dia 16 de julho, durante a 61ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), em Manaus, Amazonas. A construção da torre é uma parceria entre o Brasil e Alemanha e será erguida em um local distante 150 Km de Manaus, perto da hidrelétrica de Balbina. O investimento previsto é de 8,4 milhões de euros. O equipamento vai servir, dentre outros objetivos, para "modelar de maneira mais realista o funcionamento dos ecossistemas do ponto de vista das trocas de energia e dos ciclos de nutrientes", segundo informações do INPA - Instituto de Pesquisas da Amazônia.