sexta-feira, junho 05, 2009

WOSES 2009

WOSES 2009

O V Workshop WOSES - "Um Olhar Sociotécnico sobre a Engenharia de Software" , segue no caminho de consolidação do movimento iniciado em 2005, quando foi realizado o I WOSES. Na edição 2009, o evento segue na proposta de “investigar possibilidades e potencialidades de um olhar sociotécnico especificamente lançado sobre as práticas de desenvolvimento e uso de software, em sua busca de projetar e desenvolver software de alta qualidade.” O WOSES 2009 será realizado em conjunto com o VIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. Na abertura haverá uma palestra sobre o estado da arte da Engenharia de Software Sociotécnica - com foco especial em STC (Sociotechnical Congruence) junto com a apresentação e discussão de artigos. Vale a pena conferir.

SENAI

A FIEAM - Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, através do SENAI e visando apoiar o segmento metal-mecânico do Pólo Industrial de Manaus, inaugurou, no último dia 22 de maio, os laboratórios de manutenção mecânica, de ensaios metalográficos e de ensaios mecânicos daquele pólo. A meta é atender, já neste ano, 450 alunos em cursos técnicos nos três laboratórios. Os laboratórios estão equipados com as mais modernas máquinas do mercado, como a de ensaio universal, que custou cerca de R$ 190 mil, microscópio metalográfico com capacidade de ampliar imagens até duas mil vezes e o alinhador de eixos a laser. A FIEAM está de parabéns pela iniciativa.

MCT

O MCT - Ministério da Ciência e Tecnologia reformulou o programa de subvenção para contratação de mestres e doutores. Ao invés de oferecer as bolsas por meio de editais, o MCT decidiu integrar essa modalidade de subvenção ao programa Inova Brasil. Agora os recursos também estarão disponíveis para empresas que participem dos editais de subvenção econômica a P&D&I (projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação). Essa nova opção de obter financiamento se soma a forma tradicional de contratar pesquisadores e obter recursos do governo para custear recursos humanos que é através do Programa RHAE – Recursos Humanos para Áreas Estratégicas, voltado para companhias de menor porte.

13º em Produção Científica

Essa é a posição atual do Brasil, no “ranking” de produção científica. O país subiu dois degraus na lista dos 20 maiores, passando da 15ª para a 13ª colocação, superando Holanda e a Rússia. Mantendo este ritmo, em pouco tempo, o Brasil estará entre os dez maiores produtores de conhecimento científico do mundo. Entre 2007 e 2008, a produção científica brasileira aumentou 56%. Um número excelente que demonstra os resultados e acertos dos investimentos em C&T (Ciência e Tecnologia) nos últimos anos, particularmente da Lei da Inovação. O desafio agora é transformar esse conhecimento em resultados econômicos para o país.