terça-feira, maio 19, 2009

STJ

STJ, Internet e Estelionato

O STJ – Superior Tribunal de Justiça, tomou uma decisão extremamente importante para melhorar a confiança dos consumidores que utilizam a Internet para fazer compras. A partir de agora, as compras feitas pela Internet que utilizem cartões e dados obtidos de forma ilegal ficam equiparados ao crime de estelionato e não a furto mediante fraude, como era antes. Com essa decisão os criminosos vão ser processados pela justiça no local onde o crime foi cometido, facilitando assim a aplicação da lei e a conseqüente punição.

Combate ao “Cybercrime”

O Brasil começa a se preocupar com as ameaças de ataques (o chamado “cybercrime”) aos órgãos governamentais, seja por hackers independentes seja por governos estrangeiros. O DSIC – Departamento de Segurança da Informação e Comunicações, órgão ligado diretamente à Presidência da República, vem investindo em equipamentos e capacitação de pessoal para enfrentar esse novo tipo de ação, que ultrapassa as nossas fronteiras físicas. O Brasil também tem responsabilidades, em relação a esse tema, com os demais países da América Latina, através do Comitê Interamericano contra o Terrorismo, da OEA - Organização dos Estados Americanos, na preparação de equipes técnicas aptas a combater esse tipo de crime.

Prêmio Dorgival Brandão Júnior

A coordenação do PBQP Software (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software) escolheu durante o WQPS 2009 - Workshop da Qualidade e Produtividade em Software, realizado nos dias 07 e 08 de maio, os projetos vencedores do Prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software. O 1º Lugar ficou com o projeto “FAPS – Ferramenta de Suporte à Avaliação de Processos de Software Alinhada com os Modelos CMMI e MPS.BR” da Universidade do Vale do Itajaí. O 2º Lugar ficou com o projeto “Um Framework para Avaliação da Implantação do MR MPS em Grupos Cooperados de Empresas” da Faculdade de Informática da PUCRS e em 3º Lugar ficou o projeto “FROISPI – Framework Return on Investment of Software Process Improvement” do Centro de Informática da UFPE, Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica e do Instituto de Ensino Superior (FUCAPI-CESF).

Malásia

No próximo dia 16 de junho, uma delegação do governo da Malásia, integrada por membros da UPGA - Unidade de Planejamento e Gestão Administrativa estará em Brasília, com o objetivo de conhecer as experiências desenvolvidas por empresas brasileiras com software livre. Durante o encontro, organizado pelo APL de TIC – DF (Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação do Distrito Federal), as empresas brasileiras, tanto as estatais quantos as privadas, poderão expor seus produtos e soluções que utilizam software livre. O governo da Malásia está particularmente interessado na experiência brasileira com o Portal do Software Público Brasileiro.