segunda-feira, junho 22, 2009

Agenda Estratégica

Agenda Estratégica de Inovação

A ABINEE - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica propôs na abertura do 2º Encontro Nacional da Inovação Tecnológica da Indústria Elétrica e Eletrônica, realizado recentemente em São Paulo, a criação de uma Agenda Estratégica de Inovação até 2020. A agenda contemplaria as tendências futuras do desenvolvimento tecnológico e definiria prioridades de investimento em inovação no setor de eletroeletrônicos. Para a ABINEE “a implementação desta agenda deve partir de uma interlocução do setor privado com o governo”. Uma das preocupações, tanto do governo quanto do empresariado, é o continuo aumento do déficit da balança comercial no tocante aos produtos com alto conteúdo tecnológico, como os eletroeletrônicos, cujo déficit em 2008 chegou a US$ 23 bilhões e que mesmo com a crise, deve crescer ainda mais em 2009.

Livro da PROTEC

A PROTEC - Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica, lançou no último dia 15 de junho, no Rio de Janeiro, o livro “Projetos de Inovação Tecnológica: planejamento, formulação, avaliação, tomada de decisões”, escrito pelo engenheiro Joel Weisz. O objetivo é oferecer às empresas, de forma simples e direta, as técnicas de planejamento, formulação, avaliação e tomada de decisões para quem quer investir em inovação tecnológica. O livro foi editado em parceria com a CNI - Confederação Nacional da Indústria, com o SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e com o Instituto Euvaldo Lodi. Uma ótima iniciativa!

Internacionalizar MPEs

Uma iniciativa da ABINEE, do Sebrae, do Senai, do BNDES, da Apex Brasil (Agência de Promoção das Exportações do Governo Federal) e do governo de São Paulo, tem como objetivo fomentar a competitividade das pequenas e médias empresas da indústria eletroeletrônica. Denominado de “Programa de Apoio à Competitividade da Cadeia Produtiva e Internacionalização da Indústria Eletroeletrônica”, o projeto visa apoiar a internacionalização da pequena e média empresa e o aumento da eficiência das empresas da cadeia produtiva do setor eletroeletrônico, por meio de estímulo ao uso das diversas instituições públicas e privadas cujas funções estão direcionadas ao desenvolvimento das pequenas e médias empresas (MPEs).

Plantas Medicinais

A ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou, recentemente, os requisitos para atualização das regras utilizadas em tratamentos fitoterápicos pelo Código Oficial Farmacêutico do Brasil, a chamada “Farmacopéia Brasileira”. Com a medida, as plantas medicinais, utilizadas nos tratamentos, terão as normas de controle de qualidade revisadas pela Farmacopéia Brasileira. São 22 plantas medicinais e respectivos derivados, utilizados na fabricação de medicamentos, que terão os regulamentos atualizados. 14 universidades de medicina estão trabalhando na atualização das regras.