quinta-feira, junho 25, 2009

Fibra Ótica e Prêmios

Rede de Fibra Ótica e Prêmios em Nova Iorque

Entrou em operação no último dia 26 de junho, a Rede Metropolitana de Campina Grande, Paraíba, a chamada Metro-CG. A Metro-CG é uma rede de fibra ótica, capaz de operar em velocidade de 1 Gbps e que conecta os principais centros de ensino e pesquisa da cidade, permitindo a troca de grandes volumes de informação. A Metro-CG faz parte do Projeto REDECOMEP (Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa) do MCT - Ministério da Ciência e Tecnologia, coordenado pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa). Neste primeiro momento, a Metro-CG terá 40 quilômetros de cabos óticos conectando sete instituições: Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (Paqtc-PB); Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFS) e o Instituto Nacional Semi-árido Celso Furtado (Insa/MCT). Campina Grande é um pólo de tecnologia reconhecido em nível nacional e internacional. Recentemente um cientista dos Laboratórios da HP (Hewlett-Packard) classificou a UFCG como um "Centro de Excelência Mundial em P&D sobre gerência de TI orientada por métricas de negócio" (Business-Driven IT Management - BDIM). De fato, a UFCG vem tendo participação expressiva em eventos internacionais sobre o assunto. No último seminário BDIM, que aconteceu de 1 a 5 de junho últimos, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, pesquisadores da UFCG tiveram 3 artigos técnicos aceitos para apresentação no evento ou cerca de 30% do total de artigos escolhidos para apresentação. Destes, 2 foram indicados como finalistas (de um total de 3 concorrentes) para o prêmio “Best Paper Award” do BDIM 2009. Com a UFCG ficando em primeiro lugar com o artigo "Value-based IT Decision Support" e em segundo com o artigo "On the Evaluation of Services Selection Algorithms in Multi-Service P2P Grids". Infra-estruturas como a Metro-CG servem para fortalecer ainda mais o pólo de tecnologia de Campina Grande, suas empresas e universidades.

Marca Brasil

Uma antiga reivindicação da indústria de TI (Tecnologia da Informação) brasileira, particularmente das empresas que exportam tecnologia, está prestes a se tornar uma realidade. Trata-se da criação da “Marca Brasil” para o segmento. Essa marca vai facilitar muito a promoção às empresas no mercado interno e facilitar as exportações brasileiras. A responsabilidade pela criação da marca é do MCT – Ministério de Ciências e Tecnologia, com a participação da APEX – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, da ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e entidades do setor de TI como a ASSESPRO – Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação e a Softex -Sociedade para Promoção da Excelência do Software Brasileiro. A marca “Brazil IT”, já sendo utilizada informalmente, será agora massificada em nível nacional e em eventos internacionais.

Missão Chinesa

Estará chegando no mês de setembro de 2009, uma Missão Chinesa da BSIA – Associação da Industria de Software da Cidade de Beijing, China, que irá visitar diversas cidades brasileiras em busca de intercâmbio tecnológico e comercial. A BSIA é formada por mais de 700 empresas e conta com forte apoio governamental para suas ações no exterior. A organização da vinda da missão ao Brasil é da APEX, através do recentemente aberto, escritório de Beijing. A missão será composta por 20 empresários chineses e tem como objetivo, a busca de parcerias técnicas e comerciais com as empresas brasileiras de software e serviços associados.