segunda-feira, agosto 03, 2009

Programa Espacial

Programa Espacial

O PEB - Programa Espacial Brasileiro, apesar do orçamento reduzido ao longo dos anos, já desenvolveu produtos importantes para a medicina e a indústria brasileira. O país conta com um programa espacial completo, compreendendo áreas de lançamento (Barreira do Inferno, Rio Grande do Norte e Alcântara, no Maranhão), fabricação de foguetes e satélites. Somente 7 países no mundo contam que estes componentes e o Brasil é um deles, o único do hemisfério sul. E “subprodutos” deste programa espacial podem ser vistos e usados em nosso dia a dia, a exemplo da resina PBHL utilizada na indústria de calçados, o aço tipo 300M utilizado em trens de pousos de aviões, materiais médicos para tratamento de fraturas expostas e até equipamento para uso em panificação para assar pão de uma maneira mais eficiente. Essa é só uma pequena amostra dos produtos e soluções gerados pelo PEB e que, infelizmente, são pouco divulgados fora dos muros das Universidades e Centros de Pesquisa.

Avaliação de Software

Uma nova opção de serviços é propiciada aos usuários do “Cartão BNDES”: financiar a contratação de serviços de avaliação e de implementação da qualidade de produtos e de processos de software (programas de computador). Esse novo serviço atende a uma das principais demandas apresentadas pelas empresas de software e serviços de TI (Tecnologia da Informação) brasileiras. Para a obtenção da linha de crédito não será necessária a apresentação do projeto, uma vez que o Cartão BNDES é uma linha de financiamento com limite de crédito pré-aprovado. O uso do Cartão BNDES para este tipo de “serviço tecnológico” ficará submetido às regras gerais do cartão aplicáveis aos demais produtos passíveis de financiamento através do cartão. Mais informações sobre no site www.cartaobndes.gov.br.

Subvenção Econômica da FINEP

A FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, entidade ligada ao MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia prorrogou os prazos da Subvenção Econômica 2009. “As avaliações individuais de todos os projetos inscritos na Seleção Pública estarão disponíveis no site da FINEP até o próximo dia 5 de agosto. As empresas que não tiveram as suas propostas aprovadas na análise de mérito terão agora um prazo até o dia 17 de agosto para a apresentação de recursos”. A divulgação do resultado final só vai acontecer após o julgamento dos eventuais recursos e da análise dos orçamentos inicialmente apresentados pelas empresas e da possível redistribuição dos recursos por área, previsto no edital. A lista inicial divulgada pela FINEP no dia 13 de julho passado contém 199 propostas qualificadas nas seis áreas apoiadas, tendo a área de TI ficado com 43 projetos. Um total de R$ 450 milhões, em recursos não-reembolsáveis, devem ser investidos nos projetos aprovados.

Novo Windows

A Microsoft, gigante de TI americana, divulgou recentemente, que o novo sistema operacional “Windows 7” está pronto para produção, em preparação para as vendas em nível mundial, que se iniciam no próximo dia 22 de Outubro. O sistema operacional Windows 7 é a nova geração do tradicional sistema operacional da Microsoft e essa nova versão, segundo a empresa, traz novas aplicações, serviços e dispositivos que aumentam a produtividade dos usuários e sistemas empresariais.