sábado, outubro 21, 2006

Gartner IT Expo 2006

Gartner IT Expo 2006

O evento Gartner IT Expo 2006, realizado na semana passada nos Estados Unidos, reuniu 8.000 profissionais de TI (Tecnologia da Informação) de todo o mundo, para discutir, conhecer novas tecnologias e prever o que vem pela frente nos próximos anos. Este ano o Brasil esteve presente com 15 empresas e mais de 100 profissionais da área, além dos consórcios de exportação de tecnologia PBtech e Actminds. A presença brasileira teve o apoio da APEX - Agência de Promoção das Exportações do Governo Federal e um dos temas discutidos no evento foi à necessidade de versatilidade dos diretores de empresas de TI e gestores de projetos. Essa será uma característica necessária aos executivos nos próximos anos. Além de técnicos, os gestores devem ter um pouco de psicólogos e humanistas. É uma evolução.

Flex Fluel

Também no Gartner foi proferida uma palestra pelo engenheiro brasileiro Fernando Damasceno, Diretor de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da empresa italiana Magneti-Marelli, versando sobre os carros flex fuel. A palestra, bastante concorrida pelo público americano e europeu, apresentou a tecnologia flex fuel e a participação das empresas de TI brasileiras no desenvolvimento da solução de uso de múltiplos combustíveis em veículos de passeio. Conforme foi ilustrado, a solução brasileira é baseada em software e é mais eficiente que outras encontradas no mercado. Ponto para a tecnologia nacional.

Prêmio FINEP 2006 - Nordeste

Será entregue no próximo dia 26 de outubro, o Prêmio Finep 2006 etapa Nordeste. A solenidade vai acontecer no auditório principal da FIEP – Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, em Campina Grande. É a primeira vez que a premiação é feita na Paraíba e um grande público é aguardado. São finalistas empresas de vários estados nordestinos e os vencedores em cada categoria vão concorrer a etapa nacional no final de novembro próximo, em Brasília. O prêmio Finep é o “Oscar” da tecnologia brasileira e premia empresas, produtos e processos inovadores.

SIMO 2006

Será realizada em Madri, Espanha, no período de 7 a 12 de novembro, a SIMO 2006 - Feira Internacional de Informática, Multimídia e Comunicações. A SIMO é o principal evento anual voltado para os mercados íbero-americanos de tecnologia e pelo quinto ano um grupo de empresas brasileiras estará presente, mostrando o que o Brasil produz de melhor em software e equipamentos de comunicação. Paralelo à feira, será realizada uma roda de negócios entre as empresas brasileiras e européias com vistas à montagem de parcerias técnicas e comerciais. A roda de negócios é organizada pelo EuroCentro do IEL Nacional, entidade ligada a CNI – Confederação Nacional da Indústria. São esperadas mais de 300 reuniões de trabalho entre as empresas presentes e negócios da ordem de 5 milhões de Euros.