quinta-feira, outubro 12, 2006

Sommelier

Sommelier do Século XXI

Caso você não conheça vinho tão bem, então certamente, você vai gostar da novidade apresentada pela empresa japonesa NEC. Trata-se de uma versão do robô “Papero” fabricado pela empresa e que é capaz de identificar alimentos. Agora o robô consegue escolher tipos de queijos e a qualidade de vinhos. Para identificar diferentes tipos de vinho, a nova versão do equipamento aumentou muito a resolução do espectrógrafo que analisa os componentes do vinho, pois a diferença no "DNA" dos diversos tipos de vinho é muito menor do que entre diferentes tipos de alimentos. Mas duvido que o “Robô Sommelier” substitua o prazer de escolher e depois degustar, um excelente vinho.

PBTech é Premiado

O PBTech (www.pbtech.com.br), consórcio de exportação de software e tecnologia da Paraíba, criado a quatro anos e que promove os produtos “Made in PB” no mercado nacional e internacional, foi laureado com uma menção honrosa do prêmio FIA (Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo). O consórcio - que conta com apoio de diversas entidades, dentre elas a Apex Brasil e o Sebrae-PB – triplicou, nos últimos 3 anos, as exportações do setor de TI (Tecnologia da Informação) da Paraíba, tornando-se referência de iniciativa empresarial inovadora. A menção honrosa da FIA foi dada pelo aprendizado que o PBTech representa e o exemplo que proporciona na conquista do mercado externo para produtos de base tecnológica brasileiros. No total, 37 cases concorreram em nove categorias. Dez foram escolhidos destaques em seis categorias, e dois foram premiados com menção honrosa. O júri avaliou os cases de acordo com critérios como o crescimento na participação do mercado internacional, atualidade das ações desenvolvidas e resultados concretos obtidos, dentre outros.

Mil Páginas por Minuto

Cientistas da Universidade da Judéia e Samaria, em Israel, projetaram uma nova cabeça de impressão para impressoras jato-de-tinta, que possibilita imprimir mais de mil páginas por minuto. A nova tecnologia é semelhante à utilizada em telas de LCD (cristal líquido), já bastante utilizada na fabricação de monitores de vídeo. De forma semelhante a um LCD que emite minúsculos pixels de luz, a nova cabeça de impressão emite minúsculos "pixels de tinta". O resultado é uma cabeça de impressão extremamente pequena que pode ser combinada para se criar um dispositivo muito grande, capaz de imprimir páginas inteiras de uma só vez. Batizado de Jetrix, o protótipo construído pelos professores tem aproximadamente 12 cm2, totalizando 57,600 bicos de impressão. Esse é um avanço importante, pois além da velocidade de impressão a economia de tinta é grande e por conseqüência, os danos ao meio ambiente são muito reduzidos. A natureza agradece.