quinta-feira, dezembro 14, 2006

Novela com Pirataria

Novela com Pirataria

A novela “global” Páginas da Vida abordará a pirataria de software. Em um dos capítulos, Olívia, personagem vivida por Ana Paula Arósio, será pega utilizando um software pirata no computador da empresa onde trabalha. Quando ela precisar de informações que estão em seu computador, o programa não funcionará e a personagem irá criticar duramente quem comprou o software pirata. Essa ação de “merchandising” é mais uma iniciativa da ABES - Associação Brasileira das Empresas de Software visando diminuir o uso de programas de computador pirateados no Brasil.

Três modelos de laptops


Em 2007, o governo federal vai iniciar os testes de viabilidade técnica e econômica para decidir se adota ou não, laptops (computadores portáteis) nas salas de aula das escolas públicas. Serão testados três modelos de computadores: O Classmate PC, da Intel; o modelo de US$ 100, proposto pelo MIT e outro importado da Índia. Segundo cálculos do Governo há 55 milhões de alunos e professores nas escolas públicas brasileiras e que são o alvo do programa “laptop na sala de aula”. O investimento necessário para atender todo esse público pode chegar a R$ 50 bilhões. O que o governo não diz é onde a indústria nacional entra e onde o próprio governo vai buscar essa montanha de dinheiro. É esperar para ver.

Robô agindo como humano


O site NewScientist.com publicou matéria sobre uma nova tecnologia que está sendo testada na Alemanha para permitir que uma pessoa “vista como se fosse uma roupa” um robô que está distante. O robô fica sobre uma plataforma com rodas e tem um braço extensível. O operador humano movimenta o robô andando sobre uma plataforma semelhante e consegue visualizar o que o robô está “vendo”, através de um capacete com visor que está conectado a câmeras posicionadas na cabeça do robô. Um software especial proporciona ao operador do rob, a sensação de interação física. Por exemplo, o sistema demonstra resistência para o usuário, caso o robô esteja arrastando algo pesado. É como se o humano fosse o próprio robô.

Prevenção de Câncer e Ataques Cardíacos

Faz tempo que os cientistas buscam tecnologias que permitam “enxergar” detalhes no interior do corpo humano, sem qualquer procedimento invasivo (sem usar sondas, agulhas ou cirurgias). Agora, médicos do Hospital Geral de Massachusetts, em Boston, Estados Unidos, afirmam que já possível visualizar o interior do corpo, sem nenhum corte ou perfuração. Eles demonstraram, recentemente, o funcionamento de uma nova técnica de captura de imagens totalmente óptica, capaz de fotografar e filmar, com alta definição, as superfícies internas dos vasos sangüíneos e dos órgãos de todo o intestino. Muito mais eficiente que a tomografia, a nova tecnologia permite gerar visualizações tridimensionais de áreas de até seis centímetros quadrados. Múltiplas visualizações podem ser utilizadas para se compor uma imagem que mostre órgãos inteiros. O novo método está sendo chamado de OFDI e os médicos acreditam que ele será uma nova e eficaz arma, na identificação de lesões pré-cancerígenas e de depósitos de placas de gorduras nas artérias coronárias