sábado, dezembro 02, 2006

Inglaterra

Inglaterra

Segundo a empresa inglesa de segurança da informação Heise Security, uma investigação da Polícia da Inglaterra desvendou uma nova modalidade técnica de crime envolvendo crackers e cartões de crédito. O inglês Maxwell Parsons foi condenado pelo tribunal da cidade de Manchester por conta da acusação de ter interceptado os sinais enviados pelo modem desses equipamentos. A técnica envolveu o uso de um simples tocador de MP3 e um software desenvolvido na Ucrânia, capaz de decodificar os sons emitidos pelo modem “descobrindo” assim, os números de cartões de crédito dos usuários de caixas automáticos daquela cidade.

China

Conforme notícia publicada no jornal chinês Shanghai Dialy, crackers não identificados infectaram a rede de pagamentos eletrônicos da China, chamada de China Unionpay, com um vírus de computador. O vírus é capaz de roubar dados de consumidores quando eles os fornecem na página da rede de pagamentos. Ainda segundo o jornal, o vírus afeta principalmente quem usa webcams, que se abrem para os criminosos, o que viabiliza o roubo das informações digitadas no teclado. A boa noticia é que como se trata da versão velha de um vírus, boa parte dos antivírus será capaz de detectar o código malicioso antes que qualquer delito seja cometido. A Polícia chinesa está investigando o caso e promete punir de forma exemplar os criminosos.

Espanha

Também na Espanha, uma investigação conduzida pela Polícia Nacional, na cidade de Alicante, e chamada "Operação Praxis", resultou na prisão de quatro criminosos cibernéticos. Foram detidos dois crackers com 17 anos de idade cada e dois adultos, em Madri. Os nomes dos presos não foram fornecidos, pois a polícia espanhola acredita que a rede é bem grande. Os adolescentes estão sendo acusados de terem desenvolvido um vírus de computador capaz de remotamente, controlar webcams, o que permitia que eles gravassem o que ocorria ao redor dos computadores por eles invadidos, de forma semelhante ao crime praticado na China e descrito acima. Essa não é a primeira vez que uma operação desse tipo é conduzida na Espanha.

Estados Unidos

Já nos Estados Unidos, a Microsoft resolveu levar aos tribunais uma empresa desenvolvedora de ações de marketing baseadas na distribuição de spywares. A empresa sendo processada é a ERG Ventures, que já havia sido acionada pela American Federal Trade Comission, comissão do governo dos EUA que regula as leis de comércio daquele país. A ERG está sendo acusada de embutir em programas como salva-telas e afins, um software chamado "Media Motor", um spyware que altera o código do Internet Explorer para que ele abra pop-ups de sites pornográficos. É o mundo literalmente, se unindo contra os criminosos da Internet.