quinta-feira, dezembro 07, 2006

Windows X Linux

Windows X Linux

Como muita gente previa, a maior parte dos compradores do “Computador para Todos ou PC Popular” do governo federal estão trocando o sistema operacional Linux pelo Windows da Microsoft. Segundo pesquisa da empresa IPSOS, 73% dos compradores do PC Popular já trocaram o sistema operacional. É mais um “round” na guerra Windows X Linux.

Desafio para Jovens Estudantes

O Museu de Ciências da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, SP, com o apoio da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, entidade ligada ao MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia criou um projeto chamado de “Oficina Desafio”, que visa estimular jovens estudantes a desenvolver soluções tecnológicas com as próprias mãos. O funcionamento do projeto é simples: monitores treinados visitam as escolas em uma oficina ambulante (um caminhão equipado com ferramentas como alicates, serras, chaves, multímetros, tornos, etc) e apresentam problemas científicos a serem resolvidos pelos alunos. A partir daí os alunos ficam livres para criar as soluções para os problemas apresentados. Maiores informações podem ser obtidas no site www.mc.unicamp.br/desafio.


Computador de 2 mil anos

Tudo indica que a informática é mais antiga do que imaginamos. Segundo a famosa revista Nature, cientistas da Universidade de Cardiff, País de Gales, acabam de divulgar que um instrumento utilizado para cálculos astronômicos, datado do século 2 A.C., é tão complexo que pode ser considerado um ancestral remoto dos atuais computadores. A máquina, batizada de Mecanismo de Anticítera (nome da ilha onde foi achada por mergulhadores em 1901) é resultado da engenhosidade dos gregos antigos e era capaz de calcular movimentos astronômicos com alta precisão. O “computador grego”, formado por pelo menos 30 engrenagens de bronze, permitia acompanhar os movimentos da Lua, do Sol e de alguns planetas, além de prever eclipses. O equipamento já havia sido alvo de vários estudos anteriores, a exemplo das pesquisas efetuadas pelo inglês Derek Price (1922/1983) que publicou, em 1974, os resultados de suas análises no livro Gears from the Greeks. Agora é uma renomada Universidade que atesta a funcionalidade do ancestral dos computadores.

Pressão Sangüínea

O Centro Médico da Universidade de Rochester, Estados Unidos, acaba de divulgar os primeiros resultados de testes clínicos de um implante de dispositivo eletrônico para controle da pressão arterial, em pacientes que sofrem de hipertensão grave. O equipamento é a esperança de muitos pacientes, nos quais os medicamentos já não são mais eficientes para o controle da hipertensão. Segundo estatísticas médicas, 25% dos pacientes tratados atualmente com remédios, já não consegue controlar a pressão arterial de forma adequada. Com estimulações elétricas de baixo nível enviadas ao cérebro, o aparelho ativa uma série de mecanismos, incluindo a dilatação dos vasos sangüíneos, a redução do ritmo cardíaco e a excreção de líquidos pelos rins. É a engenharia eletrônica e a medicina unidas para salvar vidas.