sexta-feira, janeiro 19, 2007

Segredo bem Guardado

Segredo bem Guardado

A cada dia torna-se mais importante o sigilo de mensagens na Internet, seja para os governos, seja para as empresas. Com esse potencial de mercado em mente, engenheiros de software da Universidade de Princeton, Estados Unidos, criaram um novo método para manter o sigilo das mensagens. O novo sistema não apenas “camufla” a informação contida em uma mensagem, como também esconde a existência da própria mensagem. Hoje, a tecnologia de criptografia se baseia em programas de computador que “misturam” as informações em um determinado texto, entretanto, especialistas podem detectar a existência da mensagem que contém a informação e assim tentar descobrir a senha com a qual ela está protegida. Com a nova técnica, os engenheiros mudaram de patamar esse tipo de proteção. Eles conseguiram “esconder” a mensagem na "estática (ruído)" existente nos cabos de fibras ópticas, ou seja, no ruído muito comum em telecomunicações e em comunicações ópticas. A mensagem a ser enviada é “escondida” em uma longa série de pequenos sinais que são imperceptíveis, pois estão misturados no sempre presente "ruído" de fundo e que na maioria das vezes é imperceptível ao ouvido humano. Agora só falta produzir uma versão barata e tecnicamente comercializável do sistema.

Papel Reutilizável

Visando diminuir o uso de papel e, por conseguinte preservar o meio ambiente, a empresa Xerox está desenvolvendo uma nova tecnologia que poderá resolver o problema daquelas impressões feitas para serem utilizadas uma única vez. A solução é um novo tipo de papel que se apaga automaticamente depois de um determinado tempo, podendo assim ser utilizado várias vezes. De acordo com uma pesquisa feita pela empresa, 40% das impressões feitas são úteis apenas durante no máximo, um dia e depois vão para a lata do lixo. Visando economizar exatamente esses 40% é que a Xerox vem trabalhando no novo papel. A tecnologia baseia-se em compostos químicos que mudam de cor quando expostos a luz, permitindo assim que o papel seja usado novamente depois de algumas horas.

Menos Impostos Mais Vendas

A diminuição da carga tributária incidente na produção de bens de informática (computadores, impressoras, monitores de vídeo, etc) acarretou um aumento considerável na produção e na arrecadação de impostos. O que todo empresário já sabia o governo federal descobriu agora. Menos impostos significa mais vendas e mais arrecadação de impostos! Segundo dados divulgados pelo IBGE, o setor de informática brasileiro, especialmente, o ligado à produção de computadores e de monitores, teve um crescimento de 54% em 2006, e foi responsável pelo aumento da atividade fabril no país nos últimos meses do ano passado, tudo graças à diminuição da carga tributária do setor. Só falta agora estender os mesmos benefícios para outros setores da economia, fazendo uma verdadeira reforma tributária que possibilite o país crescer acima do ridículo patamar de 3% ao ano.