sábado, janeiro 06, 2007

Busca de Patentes

Busca de Patentes

Para facilitar a busca de patentes de milhares de produtos e invenções produzidos nos Estados Unidos, ao longo do século XX, o Google, maior site de buscas da Internet, lançou um novo serviço na rede mundial de computadores. Denominado de Google Patent Search, o novo serviço já está disponível - numa versão de demonstração - para os usuários da Internet no endereço www.google.com/patents. As informações disponíveis vão desde o nome do invento, até a foto ou desenho da invenção patenteada.

Quatro Perfis

Como resultado de uma pesquisa inédita, realizada entre o segundo semestre de 2004 e o primeiro semestre de 2005, da qual participaram 17 mil pessoas com idades variando de 12 a 64 anos (amostragem representativa de 60 milhões de brasileiros), o IBOPE dividiu os consumidores brasileiros de eletroeletrônicos em quatro grupos distintos. O primeiro foi denominado de “atualizados consumistas” (o que representa 24,1% do universo de pessoas da faixa etária pesquisada), o segundo de “atualizados planejadores” (33,7% das pessoas), o terceiro de “desatualizados planejadores” (26,4% das pessoas) e o quarto e último grupo de “desatualizados não-planejadores” (15,8% das pessoas). A pesquisa, que utilizou dados sócio-demográficos, hábitos de compra e consumo, é o primeiro estudo que apresenta um perfil dos usuários de equipamentos eletroeletrônicos. Para os fabricantes de eletro-eletrônicos, o grupo de “atualizados planejadores” é o mais interessante, comercialmente falando, pois detém as maiores faixas de renda individual. É a estréia, no Brasil, de estudos de mercado voltados para segmentação de consumidores de acordo com seu comportamento individual.

Imagens sem Radiação

O médico e cientista israelense Yigal Kushnir, desenvolveu uma tecnologia que reproduz a imagem dos pulmões sem que seja necessário que o paciente se submeta ao tradicional raios x. A nova tecnologia é baseada em imagens de computador e o exame realiza-se em menos de um minuto. Denominada de VRI (Vibration Response Imaging), o sistema utiliza 40 sensores colocados nas costas do paciente, que “transferem”, através de um programa (software) especial, as vibrações da respiração humana para o computador, formando uma imagem dos pulmões muito semelhante à obtida com os raios x. A grande vantagem é o paciente não receber nenhum tido de radiação o que possibilita, por exemplo, o exame em mulheres grávidas.