quinta-feira, janeiro 22, 2009

Tecnologias Móveis

Tecnologias Móveis

Conforme informação divulgada pela Agência de Notícias Reuters, a gigante americana do setor de TI (Tecnologia da Informação) Microsoft e a empresa sul-coreana, LG, conhecida produtora de celulares e eletrodomésticos, assinaram um acordo para colaboração em tecnologias móveis (leia-se software para uso em telefones celulares e outros equipamentos relacionados com Internet sem fio). No documento as empresas se comprometem a “colaborar de forma estratégica em pesquisa e desenvolvimento, marketing, desenvolvimento de aplicativos, e serviços na área de aparelhos convergentes de comunicação móvel”. Sem dúvida alguma é um movimento importante nesse mercado cada vez mais disputado pelas grandes empresas mundiais.

Kassab e Obama

Dois políticos de países diferentes e com formas diferentes de fazer política, tem em comum o uso, eficiente, da Internet como instrumento de campanha. Tanto o Prefeito re-eleito da Cidade de São Paulo Gilberto Kassab, quanto o Presidente eleito dos Estados Unidos, Barak Obama, usaram e abusaram (no bom sentido) do uso da Internet para alavancar suas campanhas políticas. Kassab utilizou a Internet para “conversar” diretamente com os eleitores através de e-mails. Do início da campanha até o último dia permitido pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral, o número de e-mails recebidos no site do Prefeito de São Paulo cresceu mais de 4 vezes. A Internet também foi utilizada, dentre outras ações, maciçamente para arregimentar e motivar a militância do candidato. Já o Senador Obama, em sua corrida a Casa Branca, utilizou a Internet para arrecadar fundos e também como instrumento de motivação e divulgação de suas idéias. Os dois casos devem ser estudados nos próximos meses, pois, certamente, nas próximas campanhas a Internet deve ser um instrumento importante para obtenção de votos!

Ranking de Cidades Digitais

A empresa americana Motorola está fazendo um levantamento em toda América Latina, visando criar um “Ranking” de Cidades Digitais da região. O “Ranking Motorola de Cidades Digitais” tem como objetivo principal conhecer o nível de digitalização das cidades latino-americanas. O levantamento vai analisar diversos indicadores padronizados e avaliar também, a situação sócio-econômica de cada cidade e o impacto da “digitalização” no desenvolvimento de cada município estudado. Mais informações podem ser obtidas no site www.ciudadesdigitales.convergencia.com.

Energia Solar

Segundo reportagem do jornal americano, “The New York Times”, a indústria de geração de energia solar está em crescimento em todo o mundo, devendo atingir em 2011, mais de 2 gigawatts de capacidade instalada. Caso isso se confirme, esse tipo de energia vai começar a ser importante na matriz energética mundial e países como o Brasil, particularmente a região Nordeste, terá relevância nos investimentos previstos para a próxima década.