quinta-feira, agosto 13, 2009

Inovação nas Empresas

Inovação nas Empresas

O IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com o apoio da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, entidade ligada ao MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia, deu início à primeira fase da coleta de dados para a nova Pesquisa de Inovação Tecnológica (PINTEC), fonte oficial de indicadores nacionais e regionais relativos às atividades de inovação realizadas pelas empresas brasileiras. É a quarta vez que o levantamento é realizado. Até o final do ano, serão entrevistadas cerca de 16 mil empresas de todas as regiões do país. O levantamento que vai abranger atividades industriais, serviços de telecomunicações e informática, irá revelar informações sobre gastos com atividades inovadoras nestes importantes segmentos econômicos. Os resultados da pesquisa devem ser divulgados em julho de 2010.

CONSEGI 2009

Durante o CONSEGI 2009 - II Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico, que acontecerá nos próximos dias 26, 27 e 28 de agosto, nas instalações da Escola de Administração Fazendária – ESAF – em Brasília, DF, estará sendo apresentado o “Projeto Imagem” no âmbito do Projeto Setorial Integrado para Exportação de Software e Serviços Correlatos, apoiado pela APEX Brasil – Agência de Exportações do Governo Federal. O evento é coordenado pelo SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados, pela Secretaria Executiva do Comitê Executivo do Governo Eletrônico, exercida pela SLTI - Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento e pelo Comitê Técnico de Implementação de Software Livre. Mais detalhes podem ser obtidos no site: www.consegi.gov.br

Novo G

Este é o nome de um “Super Computador”, descrito por seus criadores “como sendo o mais poderoso computador de seu tipo no mundo” e que está em funcionamento na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. O nome “Novo G” deriva da palavra latina para "inovar, mudar, alterar" combinada com a letra G, de Gênesis. O Novo G é um computador do tipo “reconfigurável”. Ou seja, ele é capaz de rearranjar seus circuitos internos para atender às necessidades do problema que ele tem que resolver, uma equação matemática complexa, por exemplo. As aplicações desse tipo de computador vão desde cálculos de órbitas de satélites espaciais até aplicações médicas. Outra vantagem do Novo G é a economia de energia, pois ele consome até 10 vezes menos, mesmo sendo de 10 a 100 vezes mais rápido do que os computadores comuns do mesmo tamanho.

Programa Espacial

A Opto Eletrônica, empresa brasileira de base tecnológica, especializada no segmento espacial, entregou, recentemente, ao INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais uma câmera multiespectral MUX que será instalada nos satélites sino-brasileiros CBERS 3 e 4. Segundo a empresa, o desenvolvimento da câmera foi incentivada pela negativa do governo americano em autorizar a venda de equipamento similar ao Brasil. A negativa norte-americana teve como base as restrições contidas nas normas do governo americano conhecidas como ITAR, sigla em inglês da expressão International Traffic in Arms Regulations (Normas para o Tráfico Internacional de Armas). O ITAR, como essas normas costumam ser chamadas, restringe a venda de componentes que os Estados Unidos acreditam possam ter uso militar para países como China ― parceira do Brasil no CBERS. Com a negativa de importação dos componentes, a Opto teve de pesquisar e desenvolver vários itens eletrônicos da câmera. Ou seja, tecnologia não se compra facilmente, o melhor caminho é realmente investir no seu desenvolvimento.