quinta-feira, agosto 06, 2009

UFFIZI

Uffizi 2009

O Seminário Uffizi 2009 – Oficinas para Negócios Inovadores, edição 2009, será realizado no período de 24 a 25 de setembro de 2009 em Campina Grande, Paraíba. A exemplo das edições anteriores, o evento contará com um keynote speaker (palestrante destaque) de renome internacional. O deste ano é Gonzalo Frasca, PhD, sócio-fundador da Powerful Robot Games, bem-sucedida empresa de desenvolvimento de jogos eletrônicos. Ele vai falar de oportunidades de negócios inovadores com “games”. Maiores informações sobre o Uffizi 2009 podem ser obtidas no e-mail
faroldigital@sebraepb.com.br

CDETI

Segundo informações da Assespro/RJ, entidade que representa as empresas de TI (Tecnologia da Informação) do Rio de Janeiro, a Prefeitura do Rio está em conversações com os empresários do setor para instalação do CDETI - Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Inovadoras - na área do porto da cidade do Rio de Janeiro, aproveitando o projeto de revitalização desta área central da cidade, a exemplo do que já aconteceu em Recife com o “Porto Digital”. O projeto está em avaliação no Instituto Pereira Passos e é um dos instrumentos importantes para a promoção do crescimento do Pólo de TI do Rio de Janeiro. O CDETI deverá abrigar uma incubadora de empresas e um ambiente de treinamento e compartilhamento de recursos tecnológicos. O objetivo maior é criar um ambiente apropriado para o desenvolvimento de inovação de base tecnológica, onde empresas incubadas e não incubadas possam trocar experiências e realizar parcerias para o crescimento econômico da cidade.

Lignoetanol

Um projeto coordenado pela Hidrolisis, uma empresa brasileira de base tecnológica, em parceria com instituições de pesquisa da Espanha e de Portugal e também, apoiado pela FINEP, entidade ligada ao MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia, tem como objetivo principal, obter um combustível com menor impacto ambiental, usando matéria-prima barata e agregando maior produtividade por área cultivada, além de auxiliar na redução da queima da palha da cana-de-açúcar e dos problemas gerados por esta prática. Denominado Lignoetanol, o projeto recebeu investimentos de R$ 1 milhão do Programa de Subvenção Econômica da FINEP. A FINEP também foi responsável por facilitar a cooperação internacional, por meio do Programa Iberoeka, que visa incentivar a parceria entre empresas do Brasil, Portugal e Espanha. Os parceiros de pesquisa da Hidrolisis são os portugueses INETI – Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação e ISA/UTL- Instituto Superior de Agronomia/Universidade Técnica de Lisboa e o espanhol CIEMAT – Centro de Investigaciones Energéticas, Medioambientales y Tecnológicas.

PROIMPE

O PROIMPE - Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas, já conta com a participação de 41 empresas brasileiras de TI, fornecedoras de programas de computador e serviços associados, de acordo com informações da Coordenação do Programa em nível nacional. Segundo ainda a coordenação do programa, o interesse de adesão das empresas no PROIMPE está sendo surpreendente e cresce semanalmente. Esta lista de empresas será utilizada pelos 52 consultores já capacitados e responsáveis por auxiliar as MPEs - Micro e Pequenas Empresas dos segmentos de agricultura orgânica, indústria gráfica, madeira e móveis; varejo de autopeças, indústria do vestuário, pequenos hotéis e pousadas em seu processo de informatização.