sexta-feira, setembro 11, 2009

2010 e a Internet

2010 e a Internet

Já escrevi sobre esse assunto - uso da Internet nas próximas eleições - em colunas anteriores. Entretanto o tema não vai se esgotar tão cedo. Mesmo que, com a aprovação pelo Congresso Nacional de uma lei especifica sobre isso (que ainda não foi votada), o assunto pareça estar resolvido. Não vai estar! Não se pode regulamentar um “caos organizado” como muitos definem a Internet. A “convergência das 3 telas” (TV, Telefone Celular e Computador) veio para ficar e não tem como regulamentar isso, na minha modesta opinião, de forma eficaz e democrática. O relator do projeto no Senado Federal, Senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) já percebeu que fazer uma analogia entre a legislação voltada para os Jornais, TV e Rádios não será tão simples como parecia num primeiro momento.

Ainda a Internet nas Eleições

Não se pode achar que, por ser a “Internet Multimídia”, podemos tratá-la simplesmente com as regras do jornal, às regras da televisão ou com as regras do rádio. A Internet é muito mais complexa e envolve inclusive, o controle (quase impossível) de onde estará hospedado a página ou portal do partido e/ou candidato. Além é claro, dos “clones piratas” que podem surgir e confundir o eleitor. A cada nova eleição, até pela “inclusão digital”, ano a ano mais acentuada, de nossa população, a Internet vai se tornando um fator importante nas eleições e em pouco tempo deverá ser o mais importante, a exemplo da última eleição presidencial americana. Na minha analise, a eleição do ano que vem vai consolidar de uma vez por todas a Internet como um instrumento de marketing eleitoral primordial para qualquer campanha eleitoral.

Prêmio TI & GOVERNO

A Plano Editorial, editora paulista atuante no mercado de TI (Tecnologia da Informação), responsável pelos jornais especializados “TI & Governo”, “Informática Hoje” e “Telecom”, além do “Anuário TI & Governo”. Está lançando o “Prêmio TI & Governo 2009”. O objetivo da iniciativa é mostrar e premiar as melhores iniciativas de governo eletrônico no Brasil. A idéia é que se mais gestores públicos tomarem conhecimento dessas iniciativas, mais projetos surgirão, ampliando cada vez mais o alcance do governo eletrônico no Brasil. É bom para o cidadão, que terá mais serviços disponíveis e é muito bom também para todas as empresas que fornecem produtos e serviços de TI para a área pública, em todos os níveis de governo - federal, estadual e municipal -, empresas públicas, autarquias e órgãos do Legislativo e do Judiciário em todo o país. Serão premiados 20 projetos escolhidos por uma comissão julgadora independente. Os premiados são os órgãos públicos e também os fornecedores que participaram do projeto. O prazo para inscrever os projetos vai até o dia 25 de setembro.

Exportação de Software

No último dia 9, durante a realização do evento RioInfo 2009, no Rio de Janeiro, aconteceu o II Encontro Regional de Exportação de Software e TI, promovido pela Secretaria de Comércio e Serviços do MDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Pelas apresentações e debates, ficou claro que o Governo Federal continua insistindo em só incentivar as empresas exportadoras (número reduzido) e não a indústria de software (programas de computador) de uma forma geral. Índia e China estão a cada dia aumentando a distância em relação ao Brasil, exatamente por incentivar toda a indústria e não somente um subsetor dela. E pensar que no final do século passado estávamos à frente deles. Uma pena.