sexta-feira, setembro 04, 2009

Manifesto

"Manifesto pela Inovação nas Empresas"

A CNI – Confederação Nacional da Indústria, lançou um Manifesto pela Inovação nas Empresas. O documento propõe fortalecimento da parceria entre indústria e Governo no fomento a P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). O Manifesto foi lançado durante o 3º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, promovido pela CNI e destaca a “importância da inovação no desenvolvimento do país”. O texto esclarece ainda, que a MEI - Mobilização Empresarial pela Inovação - uma iniciativa da própria CNI - “foi criada para estimular as empresas a investirem mais e com melhor qualidade em inovação, consolidar a inovação nas empresas e fortalecer a parceria entre o Governo e o setor privado”. O Manifesto apresenta um plano de ação para os próximos 60 dias e fixa como meta a duplicação do número de empresas brasileiras inovadoras até 2012. Uma ótima iniciativa da CNI!

Projeto IT Emerging Players

A parceria entre a Anprotec - Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores e a Apex - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, através do “Projeto IT Emerging Players”, vai proporcionar que as empresas inscritas no programa tenham uma economia de até 70%, na participação do evento Gartner ITXpo que acontece em outubro nos Estados Unidos. Até o final de agosto passado, 70 empresas de base tecnológica fizeram adesão ao Projeto IT – Emerging Players, que recebe inscrições até julho de 2010 e tem como objetivo principal “internacionalizar” as empresas brasileiras do setor de TI (Tecnologia da Informação). Outros eventos e ações estão programados para os próximos meses.

Redução de Jornada de Trabalho

O assunto do momento entre os empresários é a PEC – Proposta de Emenda Constitucional 231, que prevê a redução da jornada de trabalho semanal para 40 quarenta horas, com o argumento de geração de empregos. Na minha opinião isso não deve constar da Constituição Federal e sim ser discutido, caso a caso, entre os sindicatos patronais e de trabalhadores. Afinal, os setores da economia são muitos diferentes entre si. Para o setor da Indústria Elétrica e Eletrônica, por exemplo, haverá queda na competitividade de produtos brasileiros, especialmente frente a produtos oriundos da China e Índia (que praticam baixíssimos salários e encargos sobre a folha de pagamento, diferentemente do Brasil), caso a redução “linear” de jornada de trabalho seja aprovada. Este setor já sofre bastante com a atual política cambial e deverá perder ainda mais competitividade. Em muitos outros setores não será diferente e possivelmente, haverá aumento de desemprego e não criação de novos postos de trabalho, que na realidade são criados com investimentos e crescimento econômico e não por legislação.

7ª Edição da Pesquisa “Qualidade no Setor de Software Brasileiro”

O MCT - Ministério da Ciência e Tecnologia, lançou a 7ª. Edição da Pesquisa anual que visa avaliar a qualidade do software (programas de computador) brasileiro. Em sua edição 2009, a pesquisa "Qualidade no Setor de Software Brasileiro" vai atualizar dados sobre o setor, buscando, mais uma vez, retratar com fidelidade os indicadores de qualidade da indústria de software e serviços de TI no Brasil. O prazo para as empresas participarem da pesquisa vai até 10 de setembro. Mais informações no site www.mct.gov.br/sepin.