quinta-feira, janeiro 22, 2009

Livros

Livros

A SEPIN – Secretaria de Política de Informática do MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia e a Coordenação do PBQP Software (Programa Brasileiro para a Qualidade e Produtividade de Software) com o objetivo de ampliar o número de publicações na área de Engenharia de Software, especialmente em temas relacionados à Qualidade e Produtividade em Software, criou uma nova linha de ação no PBQP Software que é o incentivo à publicação de livros sobre o tema qualidade e produtividade em software. Denominada de ”Série de Livros: PBQP Software” a iniciativa prevê a realização de um concurso anual para a escolha de um ou mais livros a serem publicados com o apoio do MCT. Mais informações podem ser obtidas no site www.mct.gov.br/sepin.

Associativismo Empresarial

A SOFTEX – Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro está lançando o Programa de Associativismo Empresarial SOFTEX. O PAE é um projeto coordenado pela SOFTEX, com apoio do MCT -Ministério da Ciência e Tecnologia e do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento. O principal objetivo do novo projeto é apoiar a implementação de fusões e aquisições, Join Ventures e Consórcios de Empresas no setor de TI (Tecnologia da Informação) brasileiro, com vistas a proporcionar às empresas a penetração em novos mercados, de forma mais acelerada, a consolidação do market share em nível global, a obtenção de sinergias de natureza tecnológica, financeira, mercadológica e organizacional e a possibilidade de maiores ganhos e vantagens competitivas. Começando ainda neste mês de dezembro de 2008, 10 cidades brasileiras receberão palestras sobre o PAE.

Centro Tecnológico no MERCOSUL

Representantes da Argentina, Brasil e Paraguai participaram recentemente, de uma reunião em Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, com vistas à instalação de um Centro de Desenvolvimento de Tecnologias para Integração Transfronteiriças entre Micro e Pequenas Empresas do MERCOSUL. Este novo centro, que deve ser instalado na usina de Itaipu, tem como objetivo trabalhar na geração, adaptação, desenvolvimento e transferência de tecnologias entre Brasil e demais países componentes do MERCOSUL, com vistas a fortalecer as micro e pequenas empresas do bloco econômico. O centro é uma iniciativa do SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e da empresa Itaipu Binacional com o apoio do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Supersimples e Software

Segundo noticia divulgada pela Agência Câmara – Agência de Notícias da Câmara dos Deputados, o plenário da Câmara aprovou por unanimidade, no último dia 10 de dezembro, o projeto de Lei complementar 2/07, que permite a migração das empresas fabricantes de software (programas de computador) para a Tabela IV do Supersimples, imposto federal com alíquota única e que engloba vários impostos e taxas (IRPJ, IPI, CSLL, Cofins, PIS/Pasep, contribuição patronal para a Previdência Social, ICMS e Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza). Falta agora só o Presidente Lula sancionar para que, já em 2009, esse benefício possa ser utilizado pelas empresas de software. Uma ótima notícia!