sexta-feira, setembro 18, 2009

Liberada

Liberada

O Senado liberou o uso da Internet nas eleições do ano que vem. Os Senadores tiveram bom senso. Corrigiram o erro da Câmara dos Deputados que tentou regulamentar o uso da Web. Não se pode regulamentar algo que nasceu para não ter regras definidas. Outro ponto importante é que, com essa decisão, o Senado deixou de lado a comparação ou interpretação de alguns, que a Internet é semelhante aos outros veículos de comunicação. E sabemos que não é bem assim. Lembrando que, dentre outras diferenças, a rede mundial de computadores é mais “passiva”. O usuário é quem busca a informação e não a informação chega ao usuário, como as rádios e TVs. Ponto para o Senado e ponto para a Democracia.

“NavegaPará”

O Pará será um dos primeiros, se não for o primeiro, Estado a se conectar, quase que totalmente, a Internet utilizando uma rede de fibra óptica. Através do Projeto NavegaPará (tudo junto mesmo), o governo do Estado pretende disponibilizar acesso a Internet para, praticamente, todas as cidades do Pará. A Eletronorte, concessionária de energia elétrica, será a empresa responsável pela implantação do novo serviço, pois dispõe já instalada uma rede com 2200 quilômetros de fibra óptica. O objetivo é ter, até o fim de 2010, 80% dos moradores do Estado com acesso a banda larga, em 61 municípios. Atualmente, o projeto já atende 16 cidades, disponibilizando serviços de TI (Tecnologia da Informação) como telemedicina, teleeducação e de segurança pública.

Capacitação de Jovens

A Microsoft Brasil já abriu as inscrições, para a edição 2009 do seu programa gratuito de capacitação de jovens para o mercado de trabalho o “S2B - Students to Business” O projeto faz parte das iniciativas de Cidadania Corporativa da empresa e tem o objetivo de oferecer gratuitamente capacitação a estudantes dos ensinos médio, técnico e universitário, interessados em TI, facilitando o acesso deles às vagas ofertadas pelas empresas nesse segmento. O formulário para participação está disponível no site www.programaS2B.com.br Este ano, o programa vai atender jovens de 25 Cidades de 15 Estados da Federação. Durante o programa, os estudantes engajados passam por etapas de capacitação e, ao final, participam de uma “Feira de Empregos”, onde interessados capacitados e empresas com ofertas de trabalho se encontram para apresentação de oportunidades de seleção. As inscrições vão até o próximo dia 27.O S2B já beneficiou 70 mil jovens brasileiros.

Líder na América Latina

De acordo com dados levantados pela empresa Everis Brasil, especializada em informações sobre o mercado de TI, o Brasil é líder absoluto em número de computadores em uso na América Latina, com 43 milhões de máquinas, representando 3,5% do total mundial e 45% do total latino-americano. Nas Américas, o país fica atrás apenas dos Estados Unidos e, em nível mundial, está na 7ª posição, superado por China, Japão, Alemanha e Índia. Nada mal.