segunda-feira, novembro 09, 2009

Empório Judicial

Empório Judicial

O projeto Empório Judicial, da 10ª Vara da Justiça Federal na Paraíba, sediada em Campina Grande, classificou-se para a grande final do Prêmio Conip. A escolha final será realizada em Brasília, nos dias 26 e 27 deste mês. No país, foram escolhidos apenas sete finalistas, sendo a Justiça Federal em Campina Grande o único órgão do Poder Judiciário do Nordeste contemplado para a grande final. O Projeto Empório Judicial consiste na venda direta de bens pela Internet ou presencialmente, através do RGVD - Regulamento Geral de Venda Direta, que permite a aquisição de bens que não foram arrematados durante o leilão judicial da instituição. A compra pode ser realizada através da página da JFPB (www.jfpb.jus.br), no ícone do Empório Judicial. Na sua quarta edição, o Prêmio Conip de Excelência no Judiciário é uma das principais premiações da área de TI (Tecnologia da Informação) focados no Poder Judiciário. De acordo com o regulamento, o prêmio visa reconhecer as iniciativas de melhoria na qualidade dos serviços prestados aos usuários do Poder Judiciário, "por meio de soluções de pequeno porte que utilizam TI, seja para disponibilizar um serviço por meio de qualquer dispositivo eletrônico, seja para trocar dados entre os diversos usuários". A cidade de Campina Grande, Pólo Tecnológico de renome internacional, mostra novamente sua ousadia e o seu poder de inovação, sobressaindo-se brilhantemente em nível nacional.

“Leão Tecnológico”

A partir do ano que vem, as empresas tributadas pelo lucro presumido vão utilizar uma nova forma para enviar suas informações tributárias. As empresas terão que usar certificação digital. Uma IN (Instrução Normativa) da Receita Federal, obriga cerca de 1,5 milhão de empresas a usarem esta tecnologia, até então exigida apenas dos 150 mil contribuintes que apuram seus impostos pelo lucro real. É o “leão” cada vez mais utilizando tecnologia para aprimorar o controle sobre a arrecadação.

R$ 30 milhões

Este é o valor que a FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, “braço financeiro” do MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia, está disponibilizando para apoio a projetos de pesquisa em saneamento básico e habitação. Serão R$ 15 milhões para cada segmento. Os projetos podem ser apresentados por ICTs - Instituições Científicas e Tecnológicas, até 11 de dezembro de 2009, por meio de formulário já disponível no site www.finep.gov.br.

Twitter

Uma pesquisa feita pelo Instituto QualiBest, durante o mês de agosto passado, com uma amostra de 1.731 pessoas de todo Brasil que usam a Internet regularmente, demonstrou que 91% dos internautas brasileiros conhecem o Twitter e 34% já têm um perfil cadastrado nele. Os principais motivos elencados pelos usuários para utilização da rede social Twitter, foi “manter contato com amigos e receber informações relevantes com rapidez”.