segunda-feira, setembro 28, 2009

Madrid

Direto de Madrid

Estou participando da “SIMO Network 2009”, um dos maiores eventos de TI (Tecnologia da Informação) da Europa, realizado anualmente em Madrid, Espanha. Tirando o comum pessimismo dos espanhóis nas questões econômicas, o setor de TI europeu realmente ainda não saiu da crise. Mas já aparece uma luz no final do túnel. Todos os executivos que conversei foram categóricos: a retomada dos negócios começou e o Brasil foi e é parte importante da solução da crise econômica mundial. Duas coisas me chamaram a atenção. A primeira é o grande volume de software e de empresas especializadas em combater crimes pela Internet, os chamados ”cybercrimes”. Os governos e empresas estão realmente preocupados com o aumento exponencial deste tipo de delito. A segunda são as diversas iniciativas dos governos e entidades de apoio as MPEs (Micro e Pequenas Empresas), no tocante ao apoio as APLs (Arranjos Produtivos Locais) de TI. Exemplo maior é a “Comunidad de Madrd” (Governo de Madrid) ao setor. Iniciativa muito parecida com o Projeto Farol Digital do Sebrae-PB.

Segurança Cibernética

Por falar em Cybercrimes, o Brasil instalou, recentemente, um órgão específico para tratar do assunto “segurança cibernética” (não só golpes pela Internet, como furto em contas bancárias, de senhas, etc, mas também tentativas de invasão em sites do governo e de empresas privadas) e propor políticas de segurança na rede mundial de computadores. Instalado na estrutura do Departamento de Segurança da Informação e das Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, o GTSC - Grupo Técnico de Segurança Cibernética inclui representantes dos ministérios da Justiça, Relações Exteriores, Defesa e dos comandos da Marinha, Exército e Aeronáutica. É uma excelente iniciativa e que deve ser fortalecida, visto que a Internet está se tornando o campo preferencial do crime organizado e do terrorismo mundial. Além é claro, de campo fértil para espionagem entre governos.

2016

Caso a cidade do Rio de Janeiro seja escolhida como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, os organizadores do projeto estão prometendo investir R$ 1 bilhão na infraestrutura de TI a ser disponibilizada para o evento. Isso representará cerca de 17% do montante total de investimentos necessários a serem realizados no Rio, para que os jogos possam acontecer. Um senhor investimento e que certamente trará muitos benefícios para o setor de TI brasileiro. A escolha da cidade-sede será no dia 02 de outubro e o Rio de Janeiro disputa com Tóquio e Madrid. Por sinal, os espanhóis estão muito confiantes que vão ganhar a indicação. Vamos ver.

Prêmio FINEP 2009

O Prêmio FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos, entidade ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia) de Inovação 2009, nesta 12ª edição, recebeu 571 inscrições. Este número superou todas as expectativas e é um novo recorde. As inscrições, por região, ficaram assim distribuídas: Região Sudeste com 210 inscritos (355% maior que 2008), Região Norte com 72 inscrições (aumento de 80%), Região Nordeste com 110 inscrições (mais 74% em relação ao ano passado), Região Sul com 106 (aumento de 63%) e a Região Centro-Oeste com 73 inscritos (numero 43% maior que em 2008). As empresas, inventores e instituições puderam se inscrever em seis categorias: Micro/Pequena Empresa, Média Empresa, Grande Empresa, Instituição de Ciência e Tecnologia, Tecnologia Social e Inventor Inovador. Os vencedores, em nível regional e nacional, dividirão R$ 29 milhões em financiamentos pré-aprovados pela FINEP.