segunda-feira, novembro 09, 2009

"Ranking"

“Ranking” de Universidades do Mundo

Um estudo feito em parceria, entre a revista inglesa Times Higher Education - especializada em ensino superior - e a empresa Quacquarelli Symonds, apresenta o “ranking” com as melhores universidades do mundo. Na lista, o primeiro lugar é ocupado pela Universidade de Harvard (Estados Unidos), seguida pela Universidade de Cambridge (Inglaterra), Yale (Estados Unidos) University College of London (Inglaterra), Imperial College London (Inglaterra), Oxford (Inglaterra), Chicago (Estados Unidos), Princeton (Estados Unidos), MIT -Massachusetts Institute of Technology (Estados Unidos) e fechando a lista das 10 melhores, a CalTech- California Institute of Technology (Estados Unidos). Na lista divulgada com as 200 melhores instituições de ensino superior do mundo, as universidades européias e norte-americanas (incluindo o Canadá) somam 150, as asiáticas 36 e as da Oceania (Austrália e Nova Zelândia) 12. A lista das “duzentas” é completada com a Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul, e a Universidade Nacional Autônoma do México, única da America Latina que aparece na lista.

Nenhuma do Brasil entre as “200 melhores”

Sem entrar no mérito da metodologia utilizada na avaliação, fica claro que temos que avançar muito ainda na qualidade do ensino e pesquisa das nossas universidades. Das brasileiras, a melhor classificada foi a USP - Universidade de São Paulo que ocupa a 207º lugar e a Unicamp - Universidade de Campinas (SP) que ficou em 295º lugar. Os Estados Unidos e Inglaterra são os países com mais instituições classificadas entre as duzentas melhores. Os Estados Unidos lideram com 54, seguidos pela Inglaterra, com 29, Canadá, Holanda e Japão, com 11 cada, e Alemanha, com dez. E nosso governo continua dizendo que a “educação é prioridade”. Pelo jeito não é mesmo!

Nem Tudo Está Perdido

Em outra pesquisa realizada pela empresa de consultoria inglesa Evidence, patrocinada pelo Governo Britânico, referente à produção científica (dados de 2008), mostra que a China alcançou o segundo lugar em número de artigos científicos e técnicos, publicados em revistas indexadas na base Thomson Reuters, um crescimento de 400% em 10 anos! O crescimento da China colocou a Grã-Bretanha no terceiro lugar. Os Estados Unidos mantém o primeiro lugar, mas a participação do país na produção mundial caiu, passando de 34% no final dos anos 90 do século passado, para 29% em 2008. O Brasil teve um rápido crescimento nos últimos 10 anos, com 2,4% da produção mundial, sendo destaque, junto com a China, no estudo do Governo Inglês. Pelo menos nossos cientistas e nossas Universidades, mesmo com muitas deficiências, conseguem aumentar o número de artigos publicados no mundo. Uma luz no fim do túnel!

ANPROTEC

Durante o XIX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, que acontecerá no período de 26 a 30 deste mês, será realizado em paralelo, o XVII Workshop ANPROTEC (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), que vai discutir dois temas essenciais para o movimento de empreendedorismo inovador: “Política pública nacional e captação de investimentos internacionais para apoio aos parques tecnológicos” e “Como se preparar para ser um centro de referência para apoio a novos negócios”. O primeiro assunto destaca o programa de modelo de incubadoras do CERNE - Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendedores, iniciativa pioneira da ANPROTEC. Para quem quiser participar, as inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.gf-bns.net.