quinta-feira, novembro 19, 2009

Golpe do Registro

Golpe do Registro

Uma nova modalidade de golpe contra empresas está circulando na praça. Trata-se do envio de boletos de cobrança bancária para as empresas que possuem domínio de sites da Internet registrados, cobrando “anuidades” no valor de R$ 135,00. Isso é um golpe! Em primeiro lugar, quem registra domínios na Internet é a entidade registradora oficial denominada de “registro.br” e não “registrar.br.com” como aparece no boleto bancário. Em segundo lugar, o valor cobrado no “boleto do golpe” é quase 5 vezes maior que o valor correto. Cabe a pergunta: Como essa “entidade” conseguiu os dados das empresas (domínio na Internet, razão social, endereço e CNPJ) para poder fazer a “cobrança”? As autoridades competentes deviam apurar.

Alagoas Digital

O governo de Alagoas lançou um projeto de inclusão digital chamado de “DigitAlagoas” que pretende implantar 60 postos de acesso gratuito à Internet em todo Estado até 2010. Inicialmente serão atendidas as cidades com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). A instalação de cada posto é feita em parceria entre o Estado, a Prefeitura e entidades privadas existentes no município contemplado. Cada unidade vai dispor de computadores, impressora e link para conexão banda larga. Essa parte é investimento do governo do Estado, cabendo a prefeitura e as entidades locais disponibilizar o local de instalação e a capacitação do pessoal técnico que vai manter em funcionamento o posto. Uma excelente iniciativa!

Crimes de Pedofilia

Uma parceria entre a Polícia Federal, a SEDH - Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e a ONG Safernet, disponibilizou na Internet um formulário para denúncias de crimes de pedofilia. O formulário encontra-se no site da Polícia Federal no endereço www.pf.gov.br e deve ajudar a reduzir o tempo entre a ocorrência do delito e a responsabilização do criminoso. Este é o tipo de “uso bom” da Internet. E melhor: usá-la exatamente contra quem, muitas vezes, a usa para praticar este crime hediondo.

R$ 650 mil

Este é o valor que o IBCC - Instituto Brasileiro de Controle do Câncer investiu para instalar um SCAI (Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens). O SCAI, instalado no IBCC, permite aos médicos acessar os exames radiográficos e tomográficos de qualquer paciente via Internet, além de usar os recursos de TI (Tecnologia da Informação) para detectar com mais precisão os distúrbios do organismo, contribuindo assim para diagnósticos mais precisos e rápidos. Além disso, no caso das radiografias, como não é mais necessário revelar os filmes radiográficos, a eliminação dos produtos químicos utilizados na revelação das chapas diminuirá significativamente, o impacto no meio ambiente causado anteriormente pelo descarte destes produtos.