segunda-feira, novembro 09, 2009

Só duas

Só duas

O que Paris (França) tem a ver com Campina Grande (PB, Brasil) e São Paulo (SP, Brasil)? Resposta: Uma exposição! A exposição está em cartaz no Cité des Sciences et de l'Industrie (www.cite-sciences.fr), um dos maiores museus da Europa dedicados a C&T (Ciência e Tecnologia). O Cité des Sciences et de l'Industrie fica no coração do CCSTI (Cultural Center of Science, Technology and Industry), em Paris, e recebe cerca de cinco milhões de visitantes anualmente. Em um “Mapa Mundi” (Figura 1, abaixo), na exposição intitulada de “Geografia da Inovação no Mundo” estão destacadas as “59 cidades que desempenham papel decisivo no fomento da pesquisa científica e tecnológica do planeta”. E somente duas da América do Sul estão listadas: São Paulo e Campina Grande (Figura 2, abaixo). Isso só confirma o que a revista americana “NewsWeek”, destacou em matéria publicada no ano de 2001, que Campina Grande era, já naquela época, uma das “nove cidades tecnológicas do mundo” .

Figura 1 – Mapa Mundi da Inovação (Credito da Foto, Prof Kennedy, Universidade Tiradentes)

Figura 2 – No destaque: São Paulo e Campina Grande (Credito da Foto, Prof Kennedy, Universidade Tiradentes)

Pólo Tecnológico

Ao longo dos últimos anos essa posição de Campina Grande, como Pólo Tecnológico de nível mundial, vem se consolidando através da exportação de soluções de TI (Tecnologia da Informação), particularmente software (programas de computador). Com cerca de 100 empresas de TI, como a Light Infocon, Apel e NewInk que vendem para mais de 40 países do mundo, bem como, com o destaque cada vez maior obtido pelas pesquisas realizadas na UFCG – Universidade Federal da Paraíba em eventos nos Estados Unidos e Europa, a cidade é referencia nacional e internacional em C&T (Ciência e Tecnologia) . Boa parte destes resultados deve-se a pioneiros como Lynaldo Cavalcanti, Mário Toyotaro Hattori e Telmo Araújo, que tiveram “visão de futuro” nas décadas de 60, 70 e 80 do século passado.

SEBRAE

Uma excelente iniciativa do Sebrae Nacional é a instalação da “Universidade Corporativa SEBRAE”. Além de estar em sintonia com as melhores práticas educativas da atualidade, a entidade proporciona ao seu corpo dirigente (incluindo os CDEs - Conselhos Deliberativos Estaduais) e aos seus colaboradores oportunidades de aprimoramento, via Internet, sobre temas relevantes para as MPEs – Micro e Pequenas Empresas. Parabéns!

Pensando em 2014 e 2016

A ASSESPRO - Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Regional Rio de Janeiro, já está planejando a participação do setor de TI (Tecnologia da Informação) da cidade na recepção dos eventos esportivos sediados no Rio de Janeiro em 2014 (Copa do Mundo de Futebol) e de 2016 (Olimpíadas). Um dos projetos em estudo é o do portal de serviços na Internet, que sirva de referência aos visitantes e atletas que passarem pelo Rio. O objetivo principal da ASSESPRO é utilizar recursos de TI para apresentar o Rio como uma cidade capaz de não apenas realizar grandes eventos, como também de ofertar serviços de qualidade, tornando-a um lugar inesquecível para quem a conhecer. Uma boa idéia que deve ser seguida por outras cidades.